Seguidores

quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Nestor Aguiar homenageado em Feira de Cultura

Em outubro último tive a oportunidade de orientar os alunos do 9º ano do Centro Educacional Professor Francisco Saldanha em um trabalho para a Feira de Cultura que esta escola promove anualmente. Na ocasião estávamos estudando sobre a participação do Brasil na Segunda Guerra Mundial, quando apresentei à turma a história de Nestor de Aguiar, pitanguiense que lutou nos campos da Itália durante aquele conflito mundial. Nestor Aguiar, pai de nossa amiga, a professora Edilma Aguiar, se tornou um dos temas de nosso trabalho sobre a participação do Brasil na Segunda Guerra Mundial.

A turma do 9º ano do CEPFS

Na ocasião fomos ao Intituto Histórico de Pitangui para pesquisarmos em jornais de época e conseguimos muito material interessante. Os alunos ficaram fascinados,pois, a experiência de pesquisa histórica com fontes primárias era inédita, até então.


Nestor Aguiar, seu traje militar
de passeio e suas condecorações.


Mais uma vez, a família Aguiar nos atendeu cedendo um rico acervo de famílias composto por fardamentos, cantis, condecorações, diplomas emitidos na época pelo Ministério da Guerra, além de albuns de fotografias com registros da campanha na Itália, além de outras relíquias. Agradeço profundamente pela confiança depositada em nós.

Muitas pessoas visitaram o trabalho do 9° ano




3 comentários:

  1. Estimular o resgate histórico é muito interessante e válido! Justa homenagem. Parabéns pela postagem, Licínio.

    ResponderExcluir
  2. Mais que justa a homenagem! Claudio Faria

    ResponderExcluir
  3. Licínio,

    mais uma vez você prestou uma bela homenagem ao meu pai, Nestor de Aguiar, neste trabalho com os alunos do 9º ano do CEPFS. Só posso, novamente, agradecê-lo por isso. Obrigada e parabéns pelo trabalho e pela postagem.

    Um abraço.

    Edilma.

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar nossa postagem. Ah... não se esqueça de se identificar.