Seguidores

terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Azevedo Jr. e o teatro em Pitangui

Azevedo Jr.
A postagem de hoje resgata Azevedo Jr., um dos precursores do teatro em Pitangui, na virada do século XIX para o século XX. Juntamente com Vasco Azevedo, entre outros, promoveu as artes cênicas participando do "Club Dramático", primeira companhia de teatro da cidade.
José Maria de Azevedo Júnior, nascido no Rio de Janeiro, em 1862, foi um dos mais populares jornalistas da impresa mineira e carioca, segundo nos relata, em sua obra, Monsenhor Vicente Soares. Ainda moço se transferiu para Pitangui, terra de sua projenitora, Beralda Celestiana Teixeira de Azevedo, neta do Sargento-mor Inácio Joaquim da Cunha Alvarenga, responsável pela construção so sobrado Tangará.
Casou-se em Pitangui com Alzira Pereira de Azevedo. Conheceu Vasco de Azevedo, com quem fundou o jornal "Gazeta de Pitangui", entre outros períódicos, além de também fundarem o Club Dramático Pitanguiense". Foi um apaixonado pelas artes dramáticas epelas letras, escreveu dramas, comédias,diálogos e monólogos, além de poesia e romance, bem como traduções literárias.
Na década de 1920, com a retomada das atividades teatrais em Pitangui, uma casa de espetáculo foi inaugurada e como homenagem recebeu o seu nome. Azevedo Jr, até hoje é lembrado nos festejos civicos da Velha Serrana, como um de seus mais valorosos filhos. O busto de Azevedo Jr. está exposto na Praça da Liberdade, em Belo Horizonte, como prêmio ao mérito pelo governo mineiro, em sua memória. Azevedo Jr. faleceu em abril de 1909, aos 47 anos.


Click sobre a foto abaixo e leia a lgenda. 

THEATRO AZEVEDO JR.,EM PITANGUI.

2 comentários:

Obrigado por comentar nossa postagem. Ah... não se esqueça de se identificar.