Seguidores

terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Vem aí a 3ª Lavagem do Bandeirante

Lavagem do Bandeirante - carnaval 2010.


Você que está acessando o BLOG agora, não esqueça que no domingo de carnaval tem a LAVAGEM DO BANDEIRANTE, lá na Penha, heim! Essa nossa "bagunça organizada" é uma comemoração pacífica, onde as pessoas se encontram, batem-papo e se divertem, falando de cultura e das raízes de Pitangui. Contamos com a sua presença!

O que é?

Um evento cultural e carnavalesco que está virando tradição, no qual lavaremos (com água e sabão) a Estátua do Bandeirante Paulista, um símbolo da colonização de Pitangui no século XVIII.

Quando acontece?

Dia 19 de fevereiro de 2012 a partir das 16 horas.

Onde?

Na Praça dos Bandeirantes.

Bairro da Penha.

Pitangui-MG.

Porque Lavar a estátua?

Com a presença da Lira Musical Viriato Bahia Mascarenhas, a Lavagem do Bandeirante é um ato lúdico de reafirmação das origens históricas e de estímulo ao carnaval de Rua em Pitangui. Teve início em 2010 com o objetivo de promover e estimular a cultura popular, relembrando os primeiros desbravadores que contribuíram para a fundação da 7ª Vila do Ouro das Gerais.

Venha se divertir também relembrando os antigos carnavais de rua, chame a família e os amigos, prepare a sua fantasia e DIVULGUE!!!


Lavagem do Bandeirante - carnaval 2011.

Realização: Blog Daqui de Pitangui (daquidepitangui .blogspot.com)

Apoio: Prefeitura Municipal de Pitangui-MG.

Mais informações, parcerias ou sugestões pelo e-mail: daquidepitangui@gmail.com

10 comentários:

  1. Estamos contanto com a sua presença por lá, heim Welbert!!! E com a sua divulgação também! Abraço.

    ResponderExcluir
  2. Uma reflexão interessante: http://diretodesaojoaodelrei.blogspot.com/2012/01/carnaval-de-sao-joao-del-rei-pode-ter.html

    ResponderExcluir
  3. Não preciso nem falar que vou né! To lá garrado!!!

    ResponderExcluir
  4. Lembro-meu muito bem da "Festa da Penha" ou "barraquinha da Penha"...Era em meados do ano, todo ano tinha. Parece que as festividades das barraquinhas em Pitangui, na medida que foram desaparecendo foram ficando itinerantes. A 35 anos atrás ir "lá na Penha" partindo da Santanense era longe, bastante longe. E eu ia...Eu e a namorada, um poeirão danado....
    Recordo-me com saudade. ENTÃO É CERTO QUE ESTAREI LÁ, TALVEZ NEM TANTO POR CAUSA DA ESTÁTUA DO BANDEIRANTE MAS PRINCIPALMENTE PORQUE VOU REMEMORAR MOMENTOS FELIZES VIVIDOS NAQUELA REGIÃO.
    Ja estou contando, regressivamente, os dias.
    Geraldo Wagner
    Agora em Betim mas com a cabeça já voltada para a Praça Antonio Fiúza (e olha que é quarta feira ainda).

    ResponderExcluir
  5. Bacana, Geraldo. Seja pra relembrar tempos idos, pra encontrar os amigos(as)e ou para reafirmar simbólicamente as raízes históricas de Pitangui, estamos fazendo a nossa parte. Te vemos lá então!

    ResponderExcluir
  6. Que interessante e legal, é uma maneira de promover, proteger e valorizar as expressões culturais da nossa cidade. Grande postagem!

    ResponderExcluir
  7. Olá Girlene, contamos com você por lá, viu!
    Acreditamos que por meio da irreverência, do encontro informal, poderemos favorecer a conscientização histórico cultural.

    ResponderExcluir
  8. Infelizmente não poderei participar desse evento, por motivo de trabalho, mas estarei torcendo para que tenha muito prestígio e sucesso! Um grande abraço.

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar nossa postagem. Ah... não se esqueça de se identificar.