Seguidores

sábado, 11 de fevereiro de 2012

Eleições Credicoop 2012

Eleições Credicoop 2012. Fotos: Vicente Oliveira.

Foi realizada hoje, a eleição para nova direção da Credicoop - um Banco Cooperativista com credibilidade em Pitangui e região. O pleito foi disputado por três Chapas e, obtivemos a informação de que a Chapa 3 foi a vitoriosa. Desejamos sucesso à gestão que se inicia, para que a Credicoop exerça efetivamente a sua função social, promovendo justa intermediação financeira balizada nos pilares do cooperativismo. Fazemos votos que esta atuação contemple também o 7º Princípio do Cooperativismo que é: O interesse pela comunidade, apoiando as iniciativas de cunho social, ambiental e cultural.

UM POUCO DE HISTÓRIA
O movimento cooperativista surgiu na Inglaterra em 1844, quando a mão de obra se desvalorizou com as mudanças trazidas pela Revolução Industrial, onde longas jornadas de trabalho e os baixos salários ocosionaram grande dificuldades para os trabalhadores. À época 28 tecelões (operários de fábricas de algodão) se uniram para trabalhar e se ajudarem conjuntamente, obtendo melhores condições para comercializarem a produção. Foram estipuladas regras, normas, valores e princípios que vigoram até hoje. São Eles: 1º - Adesão voluntária e livre; 2º - Gestão democrática; 3º - Participação econômica dos membros; 4º - Autonomia e independência; 5º - Educação, formação e informação; 6º - Intercooperação; 7º - Interesse pela comunidade. No Brasil o Cooperativismo teve início com a colonização portuguesa e 1ª cooperativa urbana de consumo foi criada em Ouro Preto -MG no ano de 1889, pelos funcionáros públicos. Em 1902 foi criada no Rio Grande do Sul a 1ª cooperativa de crédito. Já em 1906, foi criada a 1ª cooperativa no meio rural, pelos imigrantes italianos e alemães que trouxeram a cultura do associativismo e as atividades familiares comunitárias, que os motivaram a organizar-se em cooperativas. Em 2 de dezembro de 1969, foi criada a Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB). O cooperativismo é a doutrina não religiosa que mais cresce no mundo e conta hoje com cerca de 1 bilhão de associados. Apesar de ter bases sólidas, no Brasil, a adesão ao movimento coopertivista ainda é baixa, comparada a países como Canadá, Inglaterra, Alemãnha, Bélgica, Suiça entre outros, onde grande parte da população é filiada a uma cooperativa. A ONU escolheu 2012 para ser o Ano Internacional das Cooperativas.
Fonte: www.ocb.org.br . www.cooperforte.org.br . Pesquisado em 11/2/2012.

E esse lixo heim?!?

Fotos: Vicente Oliveira.

3 comentários:

  1. Parabéns pela vitória José Eustáquio Severino(Taquinho),acredito na força do cooperativismo e no dinamismo da sua equipe. Expectativas de mais sucesso e novas realizações!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pela eleição pacifica, tranquila e ordeira e parabéns a chapa vencedora! Mas nota ZERO aos eleitores e aos demais que só fizeram emporcalhar a rua e arredores de lixo! Mais educação heim pessoal, porque nossas atitudes na rua refletem nosso dia a dia em nossa própria casa!!!!

    Fica a dica!

    ResponderExcluir
  3. Essa eleição realmente movimentou bastante gente e dinheiro. Afinal, houve investimento massivo em publicidade por todas as chapas concorrentes. O local de votação, a meu ver, foi bem escolhido e administrado pelo pessoal que trabalhou no evento. Mas, como disse nosso comentarista de cima, nota ZERO para os eleitores e "torcedores" que emporcalharam as ruas. Acabo de passar em frente ao grupo novo e pude ver montes de papéis entupindo bueiros rua abaixo.

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar nossa postagem. Ah... não se esqueça de se identificar.