Seguidores

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Iracema Artesanatos

Iracema Artesanatos.

Um dia desses, passamos lá na loja da Iracema (Pimpolho Presentes), que fica ali na Avenida Gustavo Capanema, no centro de Pitangui. Há 18 anos trabalhando com artigos para casa, decoração e presentes em geral, a pitanguiense Iracema Lobato Megale vem se especializado em artesanato de primeira qualidade com o tema Pitangui.

Fotos: Léo Morato.

Seguindo a linha do resgate histórico ela confecciona caixas, portas chaves e objetos personalizados sobre a 7ª Vila do Ouro de Minas. Por falar nisso, neste dia trocamos ideias e esticamos a prosa por mais de uma hora. Foi quando percebemos que a Iracema é mais uma “pitanguiense da gema” (termo utilizado pelo amigo Zé Luiz Peixoto). Ou seja, uma conterrânea que valoriza a sua terra, que gosta de fotografia e que usa da sua arte para promover Pitangui.

Artesanato com foto antiga (casarão do Tisnado).

Dentre as histórias e casos que começou a contar, a Iracema falou do armário de madeira, uma relíquia de família, que ela mandou restaurar: Contou-nos que o móvel tem mais de 100 anos e foi um presente da D. Lóia Lobato (96 anos) que (quando criança) lembra quando o pai contava que cortou a madeira e fabricou o armário lá na fazenda Ponte Alta (início do séc. XX).


Armário centenário.


Se você pretende visitar Pitangui, ou procura uma boa opção de presente, a dica é conferir o artesanato da Iracema.

3 comentários:

  1. Também estive lá outro dia e pude conferir as peças. São peças de arte realmente muito bacanas.

    ResponderExcluir
  2. Sem dúvida, Ricardo o artesanato da Iracema é de primeira. O turista quando visita uma localidade geralmente gosta de levar lembranças e "souvenirs" e isso é bom para a cidade. Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Iracema é muito talentosa, além de ser uma pessoa muito agradável.

      Excluir

Obrigado por comentar nossa postagem. Ah... não se esqueça de se identificar.