Seguidores

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Lavamos o Bandeirante de novo!


Fotos: Equipe Daqui de Pitangui.

Na tarde do último dia 19, domingo de carnaval, foi realizada a divertida 3ª edição da Lavagem do Bandeirante, lá no bairro da Penha.




Uma brincadeira iniciada em 2010, a lavagem da estátua pode se considera uma bagunça organizada recreativa-cultural (um ato simbólico de reafirmação das raízes históricas de Pitangui). A folia se caracteriza também como um divertido acontecimento que lembra os antigos carnavais de rua em nossa cidade (alías a ideia é essa).



Foto: Charles Aquino.


Apesar de a divulgação ter sido realizada praticamente de forma virtual (blogs, sites, redes sociais) a adesão foi muito boa e cerca de 200 pessoas de todas as idades fizeram a festa acontecer.


A folia na praça.




Para saber exatamente o que é a Lavagem do Bandeirante, o ideal é comparecer ao evento (no ano que vem tem mais). Mas podemos afirmar que o clima de amizade, alegria e descontração prevalece sempre.



A participação da imprensa.

Este evento é uma ação prática voluntária realizada pelo blog Daqui de Pitangui que vem se estabelecendo como uma iniciativa popular em prol das origens histórico culturais de Pitangui (segundo a opinião de que acompanha nossas atividades).





Porém, é imprescindíel ressaltar que o resultado positivo vem sendo alcançado por meio de parcerias e de esforços coletivos, onde cada um ajuda um pouco.




Lira Musical Viriato Bahia Mascarenhas.


Na 3ª Lavagem do Bandeirante por exemplo, além presença do povo, do apoio da PREFEITURA MUNICIPAL DE PITANGUI (que nos cedeu o caminhão Pipa, requisitou a Lira Musical - ponto alto da festa - e divulgou o evento no site oficial da cidade), tivemos diversas contribuições que precisam ser destacadas:



Escritório Bar itinerante.

Agradecemos ao BARRICA, que juntamente com o VANDEIR SANTOS (idealizador da Lavagem) correu atrás de patrocínio para as camisetas; ao RICARDO WELBERT (blog /jornal/rádio) e à SELMA ASSIS (Prefeitura) pela cobertura jornalística do evento; ao CLÁUDIO FARIA (Copasa) que disponibilizou a água mineral; à LIRA MUSICAL VIRIATO BAHIA que fez a alegria dos presentes; e à PMMG que marcou presença.





Clima de amizade e descontração.




Agradecemos também aos patrocínios para as camisetas: Grupo NEWTON CARDOSO; QUATRI Comunicação e Sinalização; ESCRITÓRIO BAR (Samuel Caldas); Vereador ALEXANDRE BARROS; SUPERMERCADO ROGÉRIO; Dr. GERALDO WAGNER (advogado); e RESTAURANTE VARANDÃO.




Início da Lavagem.



Lavando o Bandeirante.




Marchinhas e cirandas.


Fizemos a nossa parte e o saldo foi positivo. Acreditamos que, com a união de esforços a favor da cultura popular e da história de Pitangui (independentemente de corrente política) teremos muito a comemorar nos 300 anos de Pitangui.


Limpeza da praça após o evento. Foto Cláudio Faria.


Licínio, Vandeir, Dênio e Leonardo.


Que venha a IV Lavagem do Bandeirante! Quem sabe sai um baile de carnaval?



Hora extra no Escritório itinerante.

12 comentários:

  1. Valeu demais, pessoal! Vocês estão de parabéns! Quem não compareceu realmente não pode perder a próxima edição da Lavagem.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns aos organizadores do evento. Ótima iniciativa e o mais importante é que perseveram naquilo que Pitangui tem de mais valoroso, que é a sua história.

    ResponderExcluir
  3. Uma palavra define o evento: SUCESSO graças a participacao e empenho de todos.

    Já estou contando os dias para 4ª Lavagem do Bandeirante

    ResponderExcluir
  4. Foi muito bom.
    Valeu o apoio de todos, ano que vem tem mais.

    ResponderExcluir
  5. Parabéns ! A todos que participaram! Foi um belo dia!!

    ResponderExcluir
  6. Pois é moçada, foi bem legal. Esqueci de mencionar na postagem:
    - Foi bom ver a Lelé se recuperando e bem disposta.
    - A interação das pessoas (sociedade,artistas locais, a comunidade da Penha,o pessoal de fora, etc) foi bacana.
    - E o mais interessante é que além do resgate histórico mais pessoas e segmentos estão se juntando a favor de Pitangui. Muito obrigado a todos!

    ResponderExcluir
  7. Mais informações e imagens em: http://ricardowelbert.blogspot.com/2012/02/pitanguienses-lavam-estatua-de.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela divulgação, Léo! Também já estou "contando os dias" para a próxima edição. :)

      Excluir
  8. Mais uma vez temos de parabenizar os organizadores por este encontro a favor do resgate de movimentos genuinamente populares em nosso carnaval. Acho que é isso exatamente o que está faltando. Como aconteceu em BH este ano onde vários blocos novos surgiram pelos bairros, a Lavagem do Bandeirante poderia em 2013 (após dar o dito banho) sair pelas ruas chamando a população a participar.
    Quando cheguei no domingo a festa já estava acabando e infelizmente perdi a melhor parte. Mas desde já agradeço pela camisa enviada pelos organizadores (que aliás ficou muito legal).
    Parabéns uma vez mais e podem contar com meu apoio para 2013.

    ResponderExcluir
  9. Valeu pela força e pela presença, Giovanni! Acredito que a Lavagem do Bandeirante e o carnaval de rua (com a iniciativa do povo, da sociedade e com a poio do governo) pode acender de novo). A final, "quem sabe faz a hora e não espera acontecer". Uai, em 2013 lavamos o Bandeirante e descemos o Batatal, até a Mina da Lavagem?!... A proposta está lançada.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  10. Vandeir. Minha sogra, Carmelita Campos, no alto dos seus 83 anos, adorou rever a Dona Santinha no evento da lavagem do bandeirante. Relembraram rapidamente a mocidade por serem contemporâneas.
    Aproveitei e fotografei as duas juntas, depois de tantos anos.
    Acontece que, um dia destes falei com a Carmelita sobre os biscoitos da d. Santinha, e ela foi direta: Quando é que vc vai me levar lá em Contagem na casa dela?
    -Ô d. Carmelita, quando ela me convidar, é claro.
    Entendeu Vandeir? Estamos nos convidando a ir ver a sua mãe...hehehe...
    Depois te mando as fotos no seu e-mail.
    Abraço.
    Geraldo Wagner
    Praça Antonio Fiúza.
    Pitangui.

    ResponderExcluir
  11. Ok Wagner, fico no aguardo das fotos. Quanto a visita é só agendar com antecedência para não haver desencontro. Será um prazer recebê-los aqui em Contagem.
    Um abraço,
    Vandeir

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar nossa postagem. Ah... não se esqueça de se identificar.