Seguidores

quarta-feira, 28 de março de 2012

Pracinha do Colégio

1º Campeonado de Voo Livre de Pitangui.

Falamos hoje sobre uma excelente iniciativa que está bombando, trata-se do Grupo Pracinha do Colégio, criado na rede social Facebook. A ideia é da nossa amiga Quésia Diniz Lacerda Gomes, pitanguiense e Psicóloga que, assim como muitos de nós, viveu bons tempos neste local, que por décadas foi o melhor point de Pitangui. Parabéns à Quésia pelo empreendedorismo de criar o Grupo e aos participantes que alimentam o projeto com fotos, vídeos e informações, fazendo com que esse espaço virtual se constitua em mais um importante arquivo da história recente de Pitangui. E para sabermos mais sobre o assunto, ninguém melhor do que a própria Quésia para nos contar no texto abaixo:


Quésia Diniz.


“Pracinha do Colégio” é um grupo no “FacebooK“ criado com objetivo de aproximar pessoas, amigos e contemporâneos. Pessoas que conviveram em algum período em Pitangui. Tudo começou quando entrei para o Face e fui adicionando alguns colegas de escola, amigos de infância, pessoas que eu não via há tempos. Foi um “insight” o nome do grupo. No início pensei em vários nomes, mas como a maioria dos participantes tinha passado pelo Colégio, e a pracinha ter sido ponto de encontro de várias destas pessoas, resolvi dar o nome de Pracinha do Colégio...



Grupo de Escoteiros Padre Belchior.


E não é que pegou? Foi um sucesso quando João Paulo Corsi começou a postar fotos, Darley e Wellerson, fotos da infância de muitos, como as fotos dos escoteiros... Onde a gente via gerações diferentes se encontrando para participarem de objetivos comuns. Recordações esquecidas ou guardadas no fundo da alma, fotos que a gente nem se lembrava. As pessoas tinham a necessidade desse espaço, que foi crescendo, crescendo com as solicitações de participação. Hoje o grupo está com quase 300 pessoas, e nós temos um acervo, por assim dizer, de 134 fotos.


O 1º Bar Buraco do Tatu.


Muitos contribuem, “Roberto do foto”, Cláudio Faria, Alexandre e Neivaldo do João de Barros, Sônia Cordeiro, Gabriela Silva com várias fotos, de todos os tempos: antigas da cidade, JIMI, carnaval, várias da própria pracinha do colégio, de festas, de times de futebol, entre outras. E tem também os outros amigos que contribuem com os comentários. Que não param, pois a cada dia as novidades vão aparecendo, e não há quem não entre no Face com a curiosidade de ver as novas postagens.


Venda do Tisnado.


São postagens com enquetes dos melhores bares, de causos do colégio, das festas que existiam na cidade, do carnaval. Às vezes é até um pouco nostálgico, pois percebemos que o tempo passa muito rápido e muitas coisas legais da cidade não existem mais. O engraçado é que tem despertado em todos essa saudade, o pessoal me pára na rua pra agradecer a oportunidade de participarem, pra elogiar a iniciativa, para perguntar sobre as postagens, algumas pessoas que nem estão no Face e que querem contribuir com fotos. Houve diversas contribuições interessantes como de vídeos antigos de Pitangui, de fotos do Patrimônio Histórico, que particularmente eu acho explêndido, porque além das lembranças criamos força para questionar, para opinar... e até para cobrar atitudes dos Pitanguienses em relação à cidade.



Reencontro no carnaval 2012.


Conseguimos até mesmo agitar um encontro ao vivo, ou seja não virtual e com muitas participações. Fizemos também um carnaval com o pessoal do Zé Norbeto tocando e cantando, “Delan”, Hércules, “Peque”, “Dadá” e o “Ferro Velho”: Dr Rogério, Ricardo, Julio... no Bar do Nelinho.

Desfile Cívico.


Bom, então é isso, gostaria de agradecer ao Léo pelo convite de estar escrevendo este texto. Também agradecer a participação de todos no Grupo Pracinha do Colégio, que continuem com as postagens e sempre com respeito a todos. E dizer : que são lembranças, que são recordações de um tempo que ficou no coração... São histórias de vida, das nossas vidas, de amores e de amizades, de alegrias, enfim de tudo que ficou escrito no fundo da nossa alma... Mas que estão e estarão Presentes nas nossas vidas, sempre... Cada foto, cada postagem são presentes para as nossas vidas... Fica aqui um abração para todos os participantes da Pracinha do Colégio... E a todos os leitores do Blog Daqui de Pitangui. Fiquem a vontade para recordarem, abraço fraterno. (Quésia).



"As revistas, as revoltas, as conquistas da juventude

São heranças, são motivos pra mudanças de atitude


Os discos, as danças, os riscos da juventude


A cara limpa, a roupa suja, esperando que o tempo mude".


Os Moscas de Padaria.

7 comentários:

  1. Muito legal a iniciativa da Kesia! Esse grupo está reaproximando pessoas que não se veem há muitos anos, além de resgatar muitas histórias que tenho certeza que não ficaram esquecidas no passado! Parabéns a todos que contribuem para o grupo!

    ResponderExcluir
  2. Realmente, uma bela iniciativa de resgate da memória, que vai de encontro com a proposta do "Daqui de Pitangui".
    Parabéns Quésia.

    ResponderExcluir
  3. É isso ai, parabens pela ideia e iniciativa Quesia!

    No que depender de mim, estarei sempre contribuindo.


    Pracinha do Colegio é sucesssssooooooooo!

    ResponderExcluir
  4. Gostaria de saber em que data ocorreu o 1º Voo Livre de Pitangui; em outras palavras, a primeira fotografia data de quando?

    Wagner
    Praça Antonio Fiúza/Pitangui

    ResponderExcluir
  5. Caro Geraldo Wagner, acredito que a foto é de 1985 ou 86. O 1º (e único) Voo Livre foi uma realização do Edvan Reis (se não me engano). Vou pesquisar e te falo. Mesmo pequeno me lembro que a cidade lotou, pena que não havia estrutura turística (hospedagem, restaurantes, etc) para acomodar confortávelmente os visitantes. Hoje a estrutura melhorou, mas a Gestão do Receptivo Turístico ainda pode ser aprimorada. Um abraço.

    ResponderExcluir
  6. Obrigado Leo pelo retorno.
    Outro assunto:
    Aqui em Betim neste momento, mas com a cabeça já virada para Pitangui como estou agora, fiquei uns 40 minutos vasculhando antigas postagens; foquei as relativas ao Nicodemos, a partir daquela homenagem prestada a ele por vc no primeiro aniversário do blog.

    Vou me inspirando na obra do Nicodemos e aí vou ficando entusiasmado... Vou ficando eloquente ...Vou ficando animado ... Ô gente, tenho que achar uma forma de ajudar o Nicodemos! ... - Mas como?, Como?

    Acho que te falei que a uns meses atrás fui na casa dele e conheci um pouco de suas alegrias...
    O nicodemos irradia algo diferente, seu espírito reluz sossego, abnegação, altruísmo, desambição, desapego, desinteresse, desprendimento, devotamento e reníuncia

    Como estará a vida dele hoje?
    Decidi. Amahã vou visitá-lo de surpresa.

    Um abraço.

    Wagner
    Praça Antonio Fiúza / Pitangui

    ResponderExcluir
  7. Concordo contigo G.W.! O Nicodemos é uma pessoa iluminada.Grande ser humano. Por falar em fotografia, o material da 1ª Mostra Fotográfica do Blog está guardado. Bem que podíamos fazer uma segunda edição na Pracinha do Colégio! Fica registrado a proposta.

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar nossa postagem. Ah... não se esqueça de se identificar.