Seguidores

segunda-feira, 23 de abril de 2012

Visitando novamente as minas de Onça


     Ao receber de Cláudio Faria a informação de que junto ao reservatório da Copasa em Onça existia uma mina, comecei a preparar a nossa visita ao local. O dia escolhido foi 4 de fevereiro e desta vez estávamos acompanhados do Dr. Agostinho Luciano de Souza, sua esposa Angelita,  de seu sobrinho Felipe, além de Seninha, cadela do Dr. Agostinho.

Dr. Agostinho, Angelita e Felipe na galeria próxima ao reservatório da Copasa
Foto Vandeir Santos

     A mina se encontra na encosta da serra que fica a oeste da cidade, tem a entrada parcialmente obstruída e apresenta uma galeria única bem preservada, um pouco mais estreita que o habitual, mas de boa altura. O comprimento da galeria é de cerca de 30 metros. 
Cláudio, Angelita e Seninha na mina próxima ao reservatório
Foto: Vandeir Santos

     Sendo uma galeria de visitação fácil resolvemos partir para outras que conhecíamos na região e que estavam próximas ao local onde nos encontrávamos. Primeiro a que estava no terreno ao lado, galeria ampla de uns 50 metros e com derivações bem curtas, Interessante foi observar a existência de uma galeria superior, após um acesso vertical, que não havia sido identificada na época da primeira visita. Posteriormente nos dirigimos à mina do Nilo onde devido ao trauma da minha primeira visita, onde a baixa altura da mina me obrigou a andar que nem pato, detonando meus joelhos, fiquei do lado de fora esperando que os demais entrassem e conhecessem aquela interessante obra de engenharia extrativista.

Cláudio, Felipe, Dr. Agostinho e Angelita observam a galeria superior da segunda mina
Foto: Vandeir Santos

Contando com uma quantidade considerável de minas, Onça ainda guarda surpresas agradáveis para os aventureiros que se dedicam a explorar suas antigas lavras. Ficamos sabendo da existência de outras minas a nordeste da cidade, junto às torres de transmissão, e já estamos agendando mais uma visita. Os interessados, maiores de idade, podem entrar em contato com a gente.

Vandeir Santos
Nos seus 300 anos, as histórias e estradas de Pitangui também são Reais         

3 comentários:

  1. Olá!
    Estou procurando informações sobre Pitangui e por isso cheguei até aqui. Não conheço a cidade e estou planejando uma viagem, mas tenho dificuldade nas dicas de hospedagem que encontrei na internet. Você indica alguma pousada com receptividade bem mineira?

    ResponderExcluir
  2. Em frente a rodoviária você tem a Pousada do Pilar, fica no posto de gasolina. Na rua Padre Belchior você encontrará a Vila do Ouro e a Dr. Dito. Acredito que em qualquer uma você será bem atendido. Entre em contato qundo for, de repente um de nós poderá lhe apresentar a cidade. Um abraço,
    Vandeir

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar nossa postagem. Ah... não se esqueça de se identificar.