Seguidores

quarta-feira, 18 de julho de 2012

O Mercado Municipal de Pitangui

          Com o fim das atividades ferroviárias no centro de Pitangui no fim da década de 1960, a prefeitura resolveu transferir para a estação ferroviária as operações realizadas na antiga rodoviária da cidade que se situava na Rua do Pilar na esquina com a atual Rua Alírio Mourão Lopes Cançado, de frente ao bar do João César, onde hoje se encontra a lanchonete Central Lanches e a Stilo Veículos.

Rodoviária antiga

          No início da década de 1970, com o ostracismo do terreno da antiga rodoviária a prefeitura resolve aproveitar o local para a construção do Mercado Municipal de Pitangui, um complexo de 25 lojas, sendo 17 dispostas nas laterais e 8 na parte interna da construção. 

Planta do Mercado Municipal de Pitangui - Acervo do arquivo judiciário da cidade

          Através da lei 534/72 é realizada a venda das lojas aos comerciantes pitanguienses e inicia-se a construção do mercado. Ocorre que naquela época uma grave crise financeira atingiu a prefeitura e a mesma interrompeu as obras sem o projeto estar acabo e sem condições de uso. Em 1973 a prefeitura, através da lei 563/73, resolve entregar aos compradores que se interessassem, as lojas no estado em que se encontravam, para que a conclusão da obra corresse por conta destes comerciantes. Houve divergências e o caso foi parar na justiça.

Mercado em estado de abandono - Acervo do arquivo histórico de Pitangui

     Encontrando-se em estado de abandono, o mercado sofreu um misterioso desmoronamento durante um período chuvoso, comprometendo o que existia de sua estrutura. Com a entrada de uma nova gestão na prefeitura, foi solicitada autorização à Câmara e o imóvel foi colocada a venda em hasta pública e arrematado pelo senhor José de Oliveira Campos. O dinheiro apurado foi gasto na indenização dos antigos compradores. Termina assim a breve história do Mercado Municipal de Pitangui. 

Foto do mercado - Acervo de Paulo de Vasconcelos Carvalho

Foto do mercado - Acervo de Paulo de Vasconcelos Carvalho

Foto do mercado - Acervo de Paulo de Vasconcelos Carvalho


Vandeir Santos

Nos seus 300 anos, as histórias e estradas de Pitangui também são Reais





5 comentários:

  1. Muito interessante, Vandeir. Parabéns pelo garimpo, rico em informações e imagens!

    ResponderExcluir
  2. Achei super interessante! Fico imaginando como estaria hoje se tivesse ido em frente esse projeto.

    ResponderExcluir
  3. Bela postagem, Vandeir.
    A cidade ainda carece de um Mercado Municipal.

    ResponderExcluir
  4. Muito bom, Vandeir!

    Bruno Brandão

    ResponderExcluir
  5. Bela Postagem Vandeir, acrescentando que na Rua Alirio Mourao Lopes Cancado, os imoveis antes da ponte, no catalogo telefonico ainda consta como "Praça do Mercado" sendo ainda conhecido por este nome por grande parte de moradores da cidade!!!!

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar nossa postagem. Ah... não se esqueça de se identificar.