Seguidores

sábado, 4 de agosto de 2012

E assim surgiu este Blog

"Meu caminho é de pedra, já não posso parar".
 (Milton Nascimento e Fernando Brant)

Há exatos três anos, no dia 4 de agosto de 2009 foi ao ar a primeira postagem do Blog Daqui de Pitangui. Com uma pitada de irreverência e baseado em fatos reais, contamos esta história que foi mais ou menos assim:

"Os desbravadores".

Licínio Filho, um historiador da capital, veio para as terras pitanguienses, em busca de novos ares e de novas descobertas. Gostou daqui de Pitangui e foi ficando... Bebeu da água da mina da Lavagem e pronto, acabou se estabelecendo por aqui. O professor, astuto, foi criando vínculos, trabalhando e fazendo amizades por aqui. Foi então que conheceu o Dênio Caldas, um sujeito tocador de violão, admirador das coisas e da história da cidade e descende de Sebastião de Castro Caldas (Governador interino da Capitania do Rio de Janeiro, que em 1695 foi o primeiro a comunicar à coroa portuguesa, sobre a descoberta de filões de ouro nas minas Gerais)¹. E essa amizade tinha assunto pra mais de metro. Aí, numa dessas andanças, denominada caminhada com prosa, pelas matas da Sétima Vila do Ouro, é que o Licínio sugeriu ao Dênio que criassem de um canal para contar sobre as coisas daqui de Pitangui, com o foco na história, cultura e natureza.

"O nativo", rrssss.

Ainda nos primeiros dias de existência do projeto do Blog, Leonado Morato, um nativo daqui de Pitangui, interessando nos assuntos relacionados à cidade, passava uns dias de férias em Lisboa, quando recebeu um e-mail do Dênio com o link do Blog e o entusismo pelo projeto foi instantâneo igual miojo. Tratou logo de mostrar serviço e foi agregado ao Blog, pela identificação com a iniciativa. 

 "Vandeir Jones".

Outro que também se enquadrou na proposta e que foi integrado à equipe do Blog, é o Vandeir Jones, digo, Vandeir Santos, articulado pesquisador da história de Pitangui e desbravador das antigas jazigas de ouro que sempre contribuia com matérias, fotos e descobertas muito interessantes sobre a cidade, desde o início do projeto. Assim surgiu este Blog que há três anos quase que diariamente, com a ajuda de muitos, busca resgatar a história de Pitangui, garimpar talentos pitanguienses, promover a conscientização cultural e divulgar o município turísticamente, além de outras peripércias, como a Lavagem do Bandeirante. 


Batendo os copos pra dar boa sorte.


Portanto, no dia do aniversário, agradecemos a todos e a cada um dos nossos visitantes e seguidores que nos encaminham sugestões, fotos, reportagens, vídeos, enfim, nos repassam  material para alimentarmos este projeto e a levantar a bandeira  de Pitangui. 

Fica o agradecimento especial ao professor Licínio que além de sua longa atuação como educador, deixa o seu legado ao lançar a ideia do Blog que abriu uma janela para que Pitangui fosse vista pelo mundo. Valeu professor!

Fotos, texto e "arte": Leonardo Morato.
Participou desta postagem: Dênio Caldas. 
 
(1) FIGUEIREDO, Lucas. Boa Ventura - A Corrida do Ouro no Brasil (1697 - 1810). A cobiça que forjou um país, sustentou Portugal e inflamou o mundo. Editora Record. 2ª ed. Rio de Janeiro e São Paulo 2011, páginas 120 e 121.

21 comentários:

  1. Parabéns pela excelente matéria.
    Gostei muito de saber sobre a origem do blog. Um artigo de grande importância histórica a todos nós e também um grande meio de comunicação e interação, que está sempre nos enriquecendo com conteúdo de boa qualidade.
    Acessar esse blog já virou minha rotina, é o meu favorito, e é sem sombras de duvidas o melhor!
    Grande abraço e muita paz!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Girlene, em nome da equipe, o nosso muito obrigado pela sua opinião, paticipação e pela presença constante por aqui!

      Excluir
  2. Sensacional Léo !!! A "arte" ficou bacana ... melhor descrição não haveria.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Dênio, também gostei da arrumação. To rindo aki até agora. Abraço.

      Excluir
  3. Valeu, Léo!
    sua presença na equipe tem sido muito importante tanbém para a consolidação do "Daqui de Pitangui"como uma das principais fontes de pesquisa sobre Pitangui e região.
    Só senti a falta de uma foto montagem com seu rosto, meu caro. A propósito, parabéns pela criatividade.
    Abração.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Licínio, tamo junto nessa estrada! Quanto à montagem, repare a cara desse índio (nativo) com barba e óculos escuros. HAhahahahahahahaha.

      Excluir
    2. HAHAHAHA... pensei que fosse o Dênio...Então a postagem tá completa. Desculpe-me a falta de atenção.
      Abraço.

      Excluir
  4. Parabéns ao Blog, e a toda equipe pelo proposito e pelo grande sucesso que se tornou este espaço, levando sempre a promoção de nossa querida terrinha sempre com imparcialidade e democracia!!!A caminhada ate aqui foi árdua, mas ainda há muito que caminhar! Então pé na estrada que a caminhada do descobrir e promover nossa Pitangui ainda se estende horizonte afora! Novamente Parabens ao Blog e a toda equipe!

    ResponderExcluir
  5. Valeu Cláudio, obrigado pela presença e acompanhamento do trabalho do blog. Com os pé no chão e tendo Pitangui como Bandeira, continuemos a jornada! Abração.

    ResponderExcluir
  6. Senhores do Daquidepitangui, parabens pelo aniversário do blog. E continuem com seu valioso trabalho de garimpo e resgate da história pitanguiense que, afinal (se me permitem), é das nossas Minas Gerais. Abraços. Anastácio Pinto (do vizinho Patafufo).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Anastácio, você já é de casa! Fique a vontade. Obrigado pelo incentivo ao trabalho do Blog. Um abraço.

      Excluir
  7. Baiano , parabens , o texto ficou show e o blog ta muito bom , excelente trabalho. Abraços . Alex Cezar

    ResponderExcluir
  8. Valeu "baiano", volte sempre por aqui. Por falar nisso estamos precisando colocar as prosas em dia. Vamos marcar uma cervejada, uma pescaria, etc. Inté.

    ResponderExcluir
  9. Excelente Léo, você se superou nessa. Acredito que a partir do próximo ano, após as definições necessárias, teremos mais trabalho ainda participando da elaboração dos eventos dos 300 anos de Pitangui. Por mais que sejamos plagiados, copiados e explorados, é sempre bom saber que no final nossas ações contribuíram para promover a cidade. Avancemos firmes para que possamos alcançar os objetivos e diminuir os problemas da distância.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Vandeir, com toda humildade, acredito que o sucesso do Blog não é só pelo amor que temos à terrinha. Mas porque dedicamos tempo à pesquisa documental (arquivos, livros, trabalho de campo)com o devido cuidado em citar as fontes; porque compartilhamos conhecimento científico das nossas respectivas áreas de formação; e porque trabalhamos no plural, no coletivo.Tomara que novas oportunidades se concretizem!!! Abração.

      Excluir
  10. Parabéns a todos os integrantes pela criação e manutenção do blog, que além de mostrar um pouco da história de Pitangui, as muitas curiosidades dessa terra e de sua gente, é também um espaço de pesquisa e referência para várias matérias. Abraço!

    ResponderExcluir
  11. Olá Selma, também admiramos o seu trabalho como profissional de comunicação. Aliás, o caminho é esse: especialistas ocupando as respectivas áreas! Poder contribuir de alguma forma com a cidade, é uma satisfação. Um abraço.

    ResponderExcluir
  12. Prezados Licínio, Léo, Dênio e Wandeir,

    mais uma vez, meus cumprimentos pelo excelente trabalho de vocês, em especial pela recuperação da auto-estima do pitanguiense. Faço questão de repetir isso, porque essa troca de experiências é um disparador de ações que estão mudando o modo de Pitangui se ver. Teria muito mais a dizer, mas agora é festejar. FELICIDADES, tchin-tchin.

    ResponderExcluir
  13. Parabéns pessoal, pela boa ideia do Blog,e pela seriedade e responsabilidade, com que o trabalho é desenvolvido. (os cartazes ficaram ótimos! Kkkkkk Parabéns.
    att. NICODEMOS ROSA

    ResponderExcluir
  14. Caro William essas suas "pitadas de cultura" já estão dando samba, ou melhor, literatura! E que esta nossa parceria continue disparando ações. Um abraço.

    ResponderExcluir
  15. Grande NICO, a divulgação da sua arte engrandece o trabalho do blog! Você é nosso sócio. Um abraço meu amigo.

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar nossa postagem. Ah... não se esqueça de se identificar.