Seguidores

domingo, 12 de agosto de 2012

Jornal "A Justiça" fundado por Vasco Azevedo em Pitangui

Foto: Licínio Filho
Retomando minhas pesquisas no acervo da Câmara Municipal de Pitangui encontrei a petição encaminhada por Vasco Azevedo àquela casa requerendo o registro do jornal "A Justiça", fundado pelo mesmo. Transcrevemos abaixo o conteúdo do requerimento com data de 25/02/1904.

"“Recebeu-se a seguinte petição:
Ilmo. Exmo. Sr. Dr. Agente Executivo.
O abaixo assignado, oferecendo o exemplar do jornal “A Justiça”, propriedade de uma associação da qual o abaixo assignado é diretor, jornal redigido pelo Cel. Vasco Azevedo e sendo gerente das oficinas o Sr. Francisco Ferreira de Carvalho, vem na forma da lei requerer o registro do novo jornal, cujas oficinas estão instaladas na Rua do Rosário nº 1. Com deferimento R. J. Pitanguy, 25 de fevereiro de 1904. – Dr. Romualdo Xavier Lopes Cançado. Foi dado o seguinte despacho: Pagos os impostos de licença ao Estado e município, se passe o competente alvará, registrando-se e archivando-se esta com exemplar oferecido. Pitanguy, 25/02/1904. – J. Valladares (José Joaquim Cordeiro Vallladares)
Existe na petição a seguinte nota: Passou-se alvará. – 25 de Fevereiro de 1904. – Freitas”


Para quem ainda não sabe, Vasco Azevedo foi uma das maiores lideranças políticas de Pitangui na virada do século XIX para o século XX, além de jornalista e "agitador cultural" da cidade, sendo um dos fundadores do "Club Dramático Pitanguyense" juntamente com Azevedo Júnior.

FONTE:

Livro de Registro do Expediente e Correspondência da Câmara Municipal de Pitangui. 1903/1904/1905: p. 16.

3 comentários:

  1. Cheguei até este Blog atravésde pesquisa feita por um outro colega,Marco Antonio, onde eu indagava a respeito de uma inscrição numa pedra,no Povoado de Perobas- cidade de Lima duarte-MG datada de 1939, com os seguintes dízeres"VIVA Dr..V.A.F. - 1939".Ele me disse que esta inscrição é uma referência a Dr.vasco Azevedo filho. Achei interessante a explicação e gostaria de compartilhar essa informação com vocês. Parabéns pelo Blog!Se desejarem poderão ver a foto dessa inscrição no Blog : perobaslimaduarte.blogspot.com e clique no Arquivo OUT 03(2) que aparecerá a foto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Marcos,
      seja bem vindo ao blog.
      Não temos muitas informações sobre Vasco Azevedo Filho.
      O link abaixo apresenta uma pequena biografia dele e uma foto não muito boa. Penso que você pode encontrar uma foto so site da Câmara dos Deputados Federais.
      http://www2.camara.leg.br/atividade-legislativa/plenario/discursos/escrevendohistoria/Bahia-Vasco-Filho.pdf

      Espero tê-lo ajudado.
      Abraço.

      Excluir
  2. Obrigado pela atenção! Sucessos na vida e que Jeová abençoe você e sua família. Parabéns pelo trabalho.Felicidades!

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar nossa postagem. Ah... não se esqueça de se identificar.