Seguidores

quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Pelas ruas de Pitangui em 1996


          Há algum tempo atrás postei uma matéria aqui no blog sobre as fotos que o Robson Santiago tirou das instalações da estação do Velho da Taipa quando este ficou sabendo da desativação do local. São atitudes heroicas que ajudam a preservar o passado recente de Pitangui. Desta vez abrimos espaço para a postagem de um vídeo que também eterniza um pedaço do passado recente de nossa cidade. Embora tenha apenas 16 anos, é possível nestas filmagens apreciar parte do patrimônio histórico da velha serrana que não existe mais. Trata-se de um vídeo que pertence ao acervo que nos foi deixado por um dos maiores defensores da cultura pitanguiense: César Caldas. A época das filmagens pode ser deduzida pelas campanhas eleitorais que estão nos muros da cidade, aqueles candidatos se enfrentaram nas eleições de 1996, portanto o filme é do final daquele ano ou do início de 1997.

          Através destas filmagens ainda podemos ver o casarão que na época abrigava o bar do Amauri, a praça da matriz ainda não havia sido agredida por uma enorme aberração arquitetônica, O edifício Liliza não vivia sob a sombra do prédio do Oscar Morato, o trailler do Matias ainda se encontrava nos fundos do museu e o do Paulo ainda estava na praça. Enfim, da para perceber que a cidade se transformou muito nos últimos 16 anos. 

          O filme trará boas lembranças para as gerações dos anos 70 e início dos anos 80 e serve de exemplo para que os pitanguienses de hoje, contando com as facilidades da tecnologia digital, registrem sempre que possível a cidade como ela está, com certeza, mesmo com o patrimônio tombado, as imagens mostrarão uma paisagem bastante diferente para quem conhecer e frequentar Pitangui no futuro.


          Especial agradecimento a Letícia Caldas que muito pacientemente nos ajudou a revirar uma montanha de material de vídeo e áudio e ao professor Waldemar Bicalho pela boa vontade em digitalizar o vídeo.

Vandeir Santos
Nos seus 300 anos, as histórias e estradas de Pitangui também são Reais         

Um comentário:

  1. Vandeir. A algum tempo não nos vemos nem nos falamos. Estando em Pitangui em algum fim de semana aparece lá em casa para eu te mostrar a carroça de +- 40 anos que adquirí do popular NEGO PADEIRO.

    Quanto ao filme acima, adorei. Ele é tão interessante que merecia ter sido dividido em umas cinco partes e postado em conta gotas (ficaria mais leve e prenderia mais a atenção do interessado).

    Outro assunto:
    Todos os dias falo por telefone, 03 vezes no mínimo, com a minha filha Isadora de 07 anos; isto quando não estou em Pitangui. Ela sempre diz que tenho que ouvir a sua voz todos os dias da sua vida (e da minha). E assim tem sido desde sempre.
    Nesta manhã de hoje, agora a pouco, por telefone, ela me disse que estão instalando neste momento uma ACADEMIA POPULAR NA PRAÇA ANTONIO FIÚZA, quase em frente a nossa casa.
    Fiquei muito feliz. Afinal adoro esta pracinha que agora, além da iluminação nova, tem até equipamentos de academia para exercícios ao ar livre.

    Abraço ao amigo Vandeir.

    Geraldo Wagner Gonçalves
    Praça Antonio Fiúza
    Pitangui.

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar nossa postagem. Ah... não se esqueça de se identificar.