Seguidores

quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Resultado do Prêmio do IPHAN - 2012


Representando a Sétima Vila do Ouro das Minas Gerais, o Blog Daqui de Pitangui participou este ano da 25ª Edição do Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade, do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), na categoria Promoção e Comunicação, como o case: "Outros Olhares Sobre a Sétima Vila do Ouro das Gerais".

Foram inscritos 224 projetos e ações de preservação, valorização e divulgação do patrimônio cultural brasileiro desenvolvidos nos 27 estados da federação e, dentre as 70 ações finalistas a Comissão Nacional de Avaliação do IPHAN, elegeu os vencedores das 7 categorias. Esta iniciativa do Ministério da Cultura, por meio do IPHAN é o principal reconhecimento às boas práticas culturais realizadas no Brasil e constitui-se como um incentivo às ações de proteção e resgate do patrimônio cultural brasileiro.



Convite para a Cerimônia de Premiação.
O Blog Daqui de Pitangui não foi um dos ganhadores, mas a satisfação de poder representar a cidade e mostrar um pouco da nossa riqueza cultural, já é um prêmio. Durante os trâmites, outro motivo de alegria foi saber que Minas Gerais é um dos estados que mais apresentam projetos (quantidade e qualidade). A todos que acompanham e apoiam o trabalho do Daqui de Pitangui, e ao IPHAN pela oportunidade, o nosso muito obrigado!!!! 
Simbora que a caminhada continua...


Ofício de agradecimento pela participação do Blog.
 
Iphan premia vencedores da 25ª edição do Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade


Na noite de ontem, 24 de outubro, a Sala Villa-Lobos do Teatro Nacional Claudio Santoro, em Brasília, foi o palco da cerimônia de premiação. Este ano, foram premiadas ações dos estados do Amapá, Ceará, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba e São Paulo. 

Os vencedores receberam certificado, troféu e R$ 20 mil em dinheiro. Este ano, o Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade celebra também os 75 anos do IPHAN e os 400 da cidade de São Luís, no Maranhão. A premiação foi criada pelo IPHAN em 1987 em reconhecimento a ações de proteção, preservação e divulgação do patrimônio cultural brasileiro. Na edição 2012, os vencedores nacionais de cada categoria são os seguintes:

• Promoção e Comunicação
  Ação: Deus te Salve João Batista! Uma contribuição sobre o banho de São João de Corumbá
  Proponente: Hélènemarie Dias Fernandes – MS
• Educação Patrimonial
  Ação: Patrimônio Para Todos – Uma aventura através das memórias
  Proponente: Instituto de Arte e Cultura - IACC/Escola de Artes e Ofícios do Ceará/Thomaz Pompeu Sobrinho – CE
• Pesquisa e Inventário de Acervos
  Ação: Belém dos Imigrantes
  Proponente: Centro de Memória da Amazônia – Universidade Federal do Pará (UFPA) – PA
• Preservação de Bens Móveis
  Ação: Oficina de Salvaguarda e Restauração: Areia e seus Museus
  Proponente: Associação dos Amigos de Areia – PB
• Preservação de Bens Imóveis
  Ação: Restauro do painel em mosaico “Alegoria das Artes”, da fachada do Teatro Cultura Artística em São Paulo, de autoria de Emiliano Di Cavalcanti e S.A. Decorações Edis.
Proponente: Oficina de Mosaicos Ltda – SP
• Proteção do Patrimônio Natural e Arqueológico
  Ação: Arqueologia e Socialização na Implantação de um Centro de Pesquisa no Amapá
  Proponente: Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Estado do Amapá – Núcleo de Pesquisa Arqueológica – AP
• Salvaguarda de Bens de Natureza Imaterial
  Ação: Flautas Tradicionais do Vale do Jequitinhonha
  Proponente: Daniel de Lima Magalhães – MG

Rodrigo Melo Franco de Andrade
O advogado, jornalista e escritor Rodrigo Melo Franco de Andrade nasceu em 17 de agosto de 1898 em Belo Horizonte. Foi redator-chefe e diretor da Revista do Brasil e, na política, foi chefe de gabinete de Francisco Campos, atuando na equipe que integrou o Ministério da Educação e Saúde Pública durante o governo de Getúlio Vargas. O grupo era formado por intelectuais e artistas herdeiros dos ideais da Semana de 1922. Rodrigo Melo Franco de Andrade comandou o Iphan desde sua fundação em 1937, até 1967.

Fonte: Assessoria de Comunicação do IPHAN.

2 comentários:

  1. Léo,
    receba meus parabéns pela iniciativa de inscrever o blog no concurso. Podemos muito,podemos mais!
    Abraço.

    ResponderExcluir
  2. É isso aí parceiro, novas oportunidades virão para levantarmos a bandeira de Pitangui! E a IV Lavagem do Bandeirante no carnaval de 2013 promete.
    Abração.

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar nossa postagem. Ah... não se esqueça de se identificar.