Seguidores

segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Cia. de Tecidos Pitanguiense

Foto: Licínio Filho
Fim de tarde em Pitangui e a chaminé da Companhia de Tecidos Pitanguiense , hoje desativada.

10 comentários:

  1. Além da importância econômica que a Fábrica de Tecidos representou para Pitangui a chaminé é um patrimônio e uma referência geográfica na cidade. Boa postagem, professor!

    ResponderExcluir
  2. Além dissso, Léo, a F´brica de tecidos está presente no imaginário de muitas pessoas da cidade que de uma forma ou outra têm suas histórias ligadas a elas.
    Valeu!

    ResponderExcluir
  3. Fui gerente desta fabrica em 1961/62. Tenho saudade de meus colegas de trabalho principalmente o Higino Barçante, sub gerente. Amigo e colaborador bem como os outros funcionarios do escritorio. Desde que deixei a cia. nunca mais voltei a Pitangui. Lamento muito que a cia tenha sido desativada. ALEM DA FABRICA HAVIA TAMBEM A USINA
    MARCIO pAOLIELLO .

    ResponderExcluir
  4. Olá!
    seja bem vindo ao blog.
    A Cia. de Tecidos faz parte da história de Pitangui, assim como todos que ali trabalharam. Eu fiquei sabendo que a Cia. mantinha uma escola para seus funcionários. Você tem alguma informação a este respeito?
    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Licinio quando fui gerente, não existia essa Escola a que vc se refere. Só se foi muito antes no tempo do Guimarães. Posso perguntar se o Higino ainda vive, pois não tive mais noticias dele. Espero que o tenha conhecido. Foi um grande amigo.

      Excluir
    2. Olá Marcio Paoliello.
      Me parece que esta escola funcionou no início do século XX, no tempo que o José Gonçalves era diretor e a Cia. ainda funcionava no Brumado. Estava querendo saber se existem documentos desta época arquivados em algum lugar.
      Abraço.

      Excluir
  5. Licinio,
    Nada fiquei sabendo sobre essa escola, acho que foi para servir a uma vila operaria que havia junto a fabrica de Brumado. Confesso que sinto muita saudade de Pitangui e da Fabrica, cuja gerencia assumi com apenas 28 anos por 3 anos. Foi uma lição de vida que não esquici nunca.
    Brs.Marcio Paoliello
    Em Tempo: pedi noticias do Higino, vc o conheceu? Está vivo ainda?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Marcio,
      a fábrica está desativada desde a década de 1980, às vezes algum caminhão descarrega algum material lá dentro. Quanto ao Sr. Higino Barçante recebi a informação do Verinho (ex- bancário),que ele faleceu a mais de 20 anos.
      Um pergunta: Eu estava pensando em fazer uma postagem sobre você aqui no blog. Você não tem fotos da época em que trabalhou na Cia.? Se tiver e quiser me enviar cópias eu publicaria aqui no blog. Uma foto sua seria legal também. Poderíamos falar do período em que você foi gerente etc. Aguardo resposta.
      Um fraterno abraço.

      Excluir
    2. Oi Licinio
      Para seu conhecimento vao alguns dados da Pitanguiense no meu tempo:
      Diretores: Cesar Gonçalves de Souza (o unico que atuava diretamente)
      Romualdo Cançado- apenas figurativo
      Ignacio Campos- Tambem figurativo
      O Ignacio era o unico que morava em Pitangui.
      Departamento comercial: Marco Tulio Guimarães
      Assistente Administrativo: Osmundo Lodi
      Gerente :Marcio Paoliello
      Sub Gerente: Hygino Barçante
      Produção da fabrica aproximadamente 1 milhão de metros de pano por mês. Fabricava Tecidos de algodão, xadrês, mescla e riscado
      A Cia. tambem possuia uma usina de força e luz que movimentava a fabrica , iluminava a cidade de Pitangui e algumas cidades vizinhas e Brumado tambem. Possuia aproximadamente 600 empregados. Era muito importante para a cidade,a ponto de somente após o recolhimento dos impostos os órgãos publicos podiam realizar o pagamento de seus funcionarios. Bem por hoje passei alguma coisa para satisfazer sua curiosidade. Aos poucos conto mais algumas coisas.
      Abraços,
      Marcio Paoliello
      Em tempo: Senti muito saber que meu amigo Hygino se foi ha tanto tempo.

      Excluir
    3. Olá Márcio,
      Infelizmente, as notícias sobre Hygino não foram boas. Notícias sobre perdas de amigos nunca são agradáveis. Mas, a vida continua e levamos conosco as boas lembranças.
      qual foi o período que você ocupou a gerência da Cia. de tecidos?
      Caso tenha fotos da época e quiser disponibilizar para ilustrar a postagem que farei com suas informações pode me enviar pelo e-mail ciberhistoria@gmail.com.
      Abraço.

      Excluir

Obrigado por comentar nossa postagem. Ah... não se esqueça de se identificar.