Seguidores

segunda-feira, 4 de março de 2013

Uma cápsula do tempo em Pitangui?

          Na semana de carnaval tive a oportunidade de estar junto com os familiares do ex-prefeito Antônio dos Santos na casa que pertenceu ao mesmo na rua Martinho Campos. O imóvel ainda guarda móveis antigos, livros, documentos e muitos outros objetos que pertenceram ao político. Formado em farmácia, Antônio dos Santos nasceu no distrito de Buriti da Estrada (atual Pompéu) no ano de 1908 e exerceu o cargo de prefeito de janeiro de 1967 a janeiro de 1971.

Antônio dos Santos - Fonte: Acervo da família

          Na casa existe também inúmeras fotos, a maioria de família e algumas de Pitangui, dentre estas últimas uma me chamou a atenção. Antônio dos Santos em uma obra parece estar depositando em um buraco de alvenaria um plástico com documentos dentro. Teria o ex-prefeito criado uma cápsula do tempo?

          Cápsulas do tempo são recipientes especialmente preparados para armazenarem objetos ou informações com o objetivo que os mesmos possam ser encontrados pelas gerações futuras, geralmente são abastecidas e lacradas durante as inaugurações de obras públicas, mas nada impede que possa ser uma iniciativa particular.

Antônio dos Santos depositando documentos  em uma Cápsula do Tempo? Fonte: Acervo da família


               O historiador Marcos Faria (Barrica), disse ter escutado alguma coisa a respeito quando foi vereador mas não sabe dizer se tal cápsula realmente foi criada. Caso algum leitor deste blog tenha alguma informação a respeito, por favor entre em contato para que possamos estudar a possibilidade de incrementarmos esta cápsula nas comemorações dos 300 anos.

Vandeir Santos

Nos seus 300 anos, as histórias e estradas de Pitangui também são Reais                                                                                                                                                                                                                                     

Um comentário:

  1. MasVandeir, não seria o caso de aproveitar a oportunidade para perguntar aos parentes dele? Certamente saberão de que se trata a imagem. Cápsula do tempo é uma ideia fantástica! Divinópolis realizou uma em junho deste ano, que deverá ser aberta daqui a cinco décadas. É muita história!

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar nossa postagem. Ah... não se esqueça de se identificar.