Seguidores

quarta-feira, 31 de julho de 2013

Gambiarras Daqui de Pitangui

Conexões elétricas.
Fotos: Léo Morato.

O que seria do interior – esses fantásticos locais que nos remetem ao acolhimento e à nossa raiz rural – sem as coisas do interior, sem o jeito do interior e sem as gambiarras do interior? O artista plástico, fotógrafo e cineasta Cao Guimarães percorreu os rincões do país registrando as gambiarras dos brasileiros e realizou uma exposição fotográfica com essas soluções tipicamente nacionais. Nos dicionários não há uma definição precisa sobre o termo, mas para o artista “a gambiarra é o não oficioso, o que não foi carimbado pela história e pelo selo de qualidade registrada”.

????????
Pois bem, sabemos que aqui em Pitangui também existem vários mestres no assunto, mas falar da gambiarra alheia é muito fácil. Então, para iniciarmos esta seção aqui no Blog vamos mostrar as nossas próprias gambiarras. Na foto abaixo mostramos um Pendurador de Saco de Lixo, de minha autoria, que está em pleno funcionamento há uns 15 anos, do lado de fora da cozinha. Contamos com a participação dos nossos leitores para registrar esse nosso patrimônio cultural imaterial, compartilhando as suas fotos, relatos ou vídeos das gambiarras de Pitangui, próprias ou do vizinho.

Pendurador de Saco de Lixo.
 
 
Fonte: Revista Brasil - Almanaque de Cultura Popular. Ano 15, julho de 2013, nº 171, págs. 30 a 32.

4 comentários:

  1. Léo,
    você patenteou a idéia do suporte do saco de lixo ? Essa invenção pode ser o futuro do JM !!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem lembrado, Dênio Caldas, uma hora eu emplaco, rsrsrsrs!

      Excluir
  2. Olá.

    Falando em "ajustes técnicos" ( as famosas gambiarras), em Pitangui temos o Romero (a maioria o chama de Tonho), que mora no bairro cachoeira, por sinal na casa que fica de frente a casa do saudoso Jorge Mendes Guerra Brasil, esse Tonho é mestre em gambiarras, e no meu tempo de criança nós o chamávamos de professor pardal. Ao se passar na porta da sua casa já se percebe as suas obras.
    É uma pessoa que admiro muito, e com uma capacidade cognitiva surpreendente, mesmo com pouco estudo.

    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seja bem vindo Marcilei! Então, quem sabe você fotografa os "ajustes técnicos" do Tonho e nos manda junto com um pequeno texto.Se tiver a participação do Jorge Guerra, melhor ainda. O espaço no Blog está aberto.
      Um abraço.

      Excluir

Obrigado por comentar nossa postagem. Ah... não se esqueça de se identificar.