Seguidores

terça-feira, 29 de outubro de 2013

A "baixa gastronomia" pitanguiense

 "Sai por aí descendo o morro dessa cidade, desse Pitangui". (Giancarlo Scapolatempore).

O pitanguiense é empreendedor por natureza e o talento para a culinária também é uma característica marcante em nossa terra. Sabemos das centenárias receitas familiares passadas entre gerações e dos nossos bons restaurantes de comida mineira, mas outro filão que vem se destacando na cidade, gerando trabalho e renda, é a Baixa Gastronomia. O termo foi assim denominado pelo jornalista mineiro Daniel Neto para diferenciar a comida sofisticada (alta gastronomia) da tradicional comida de boteco, servida em ambientes simples, acompanhada de boa prosa e de um aperitivo. 

Torresmo (barrigada) frito.

Para quem aprecia o bom tira gosto de Pitangui, antes de continuar a leitura, sugerimos forrar o estômago pois esta postagem pode causar efeitos colaterais como: fome, água na boca e até vontade de tomar uma cerveja. Voltando ao assunto, nas conversas informais, nos comentários registrados aqui no blog e principalmente nas andanças pela cidade, sabemos que, além dos pitanguienses, vem gente de longe para apreciar a nossa comida de boteco. As fotos de hoje são do parceiro Dênio Caldas que registrou imagens do seu ante-almoço de domingo, lá no Bar do Toró, na companhia do Chumbinho (Daniel Caldas). Nos marcadores de postagem abaixo é possível conferir mais algumas das iguarias pitanguienses. Muito petisco e boteco ainda podem ser divulgados, afinal a nossa baixa gastronomia é bastante diversificada e já merece um festival. Faça seu registro fotográfico e envie pra gente, dizendo o nome e o local do bar para publicarmos no Daqui de Pitangui.

Feijão Tropeiro.
Fotos desta Postagem: Dênio Caldas.

Links relacionados:


2 comentários:

  1. Oportuna, como tantas outras, a iniciativa do Blog em promover a nossa baixa gastronomia. O tema catuca muita gente. É de se entender que a demora no surgimento de comentários a respeito se deva ao fato de os amantes da baixa gastronomia não termos o hábito de falar "de boca cheia". Certo é que o assunto constitui-se em importante fator de congraçamento entre as pessoas, sobre nos despertar para o seu aspecto cultural registrado em nossa própria História. Parabéns ao Leonardo e que não deixe a trempe esfriar. Anastácio Pinto.

    ResponderExcluir
  2. Caro Anastácio, obrigado por registrar mais uma visita ao DaquidePitangui. O legal desse Blog é a possibilidade de interação entre pessoas e culturas, abordando sobre as boas e simples coisas da vida! No fim de novembro deve haver uma reunião à beira do fogão à lenha, na sede campestre do blog e você está convidado! Abração.

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar nossa postagem. Ah... não se esqueça de se identificar.