Seguidores

sábado, 30 de março de 2013

Sô Zé Emídio

Na última quinta feira, dia 28 de março de 2013, Pitangui teve uma grande perda, faleceu o Sr. José Emídio de Castro. Como treinador, como religioso, como pessoa, como professor o Sô Zé foi um exemplo e deixou um grande legado. Que Deus o tenha e em nome de muita gerações de pitanguieses, o nosso muito obrigado ao Sô Zé! 
Reproduzimos abaixo uma matéria veiculada aqui no blog em julho de 2010.

Sô Zé Emídio. Em 09/06/2010.
 É com grande satisfação que o blog homenageia hoje um ilustre pitanguiense, o senhor José Emídio de Castro, que durante mais de três décadas dedicou o seu precioso tempo para o esporte na cidade. Conhecedor da arte futebolística, treinou várias gerações de pitanguineses no futebol de campo e de quadra (salão). Até eu, com toda a minha "perna de pauzice" fui discípulo do mestre. O Sô Zé, acima de tudo ensinava e incentivava a prática de valores, baseados na moral, na ética, na disciplina, na amizade, no amor e respeito ao próximo. Mas não perdoava quando o desempenho dos atletas não era o esperado e soltava as clássicas frases : "Que bela merda hein"! e "Ô bosta de cobra".



               



A matéria abaixo comprova a importância do trabalho do Sô Zé já na década de 1970.


Jornal Município de Pitangui, 25 de junho de 1978, nº23.
Existe até uma comunidade no Orkut (página de relacionamento na web) dedicada ao Sô Zé.



Queríamos ter ido na casa do Sô Zé (a convite de sua filha, em 9/6/10) para ver o arquivo de fotos sobre o seu valioso trabalho e enriquecer essa postagem. Mas devido o corre-corre dos dias não foi possível por enquanto. De toda forma fica aqui a nossa homenagem, o nosso respeito e o nosso carinho a esse nobre ser humano.


Olha aí o Sô Zé, dando um exemplo de Civismo ao prestigiar a Alvorada no 9 de junho!

Foto desta postagem: Léo Morato.

quarta-feira, 27 de março de 2013

Semana Santa 2013 em Pitangui

 Fotos: Léo Morato.

Para quem terá o privilégio de sair por aí, descendo e subindo os morros dessa cidade, segue a programação religiosa e outros eventos na Semana Santa 2013 em Pitangui:

 Programação da Paróquia de N.S. do Pilar.
Clique nas imagens para ampliá-las.
 A Direção do Pinheiros informa:
No sábado de Aleluia e no domingo de Pascoa o Clube funciona normalmente e o Bar do Nino estará aberto e servirá os tradicionais tira gostos.


No Escritório Bar*a partir da meia noite da sexta feira e também no sábado à noite tem música ao vivo com a Banda Repúblika.

No Solar dos Valério* a Banda Concept fará o som na noite do Sábado de Aleluia.
(*) Fonte: Facebok.

Obs: os eventos divulgados de forma voluntária e gratuita neste Espaço Agenda, são de inteira responsabilidade de seus idealizadores. 

Aguardem, em breve novas postagens com temas diversificados.

sexta-feira, 22 de março de 2013

O que tá rolando em Pitangui?

Exibição de curtas.
A 2ª Mostra de Cinema de Pitangui está bombando, como podemos conferir na foto acima, do nosso correspondente especial Cláudio Faria. O evento com uma vasta programação vai até domingo dia 24, não perca!

Projeto Disco de Vinil.
No sábado a partir das 21 hs tem música boa no Escritório Bar. Nada de tchu, nem tcha, nem lê,lê,lê, nem tchê, tchêrêrê, tchê tchê. No projeto Disco de Vinil - Régis, Caws e Douglas Nunes - vai ter é muita MPB e Pop Rock. Vai lá!

Zezinho e Banda Asa Delta.

Outra boa opção é o Solar dos Valério (Conceição do Pará) onde o Zezinho Rachid e fará o som com o Trio Asa Delta. Vale a pena conferir.

No mais é só ficar ligado por que outras opções devem animar o fim de semana dos pitanguienses e visitantes. Novas informações a qualquer momento.

Fotos e informações adquiridas no facebook.

quinta-feira, 21 de março de 2013

Aniversário do Vandeir Santos!!!

 Vandeir "Jones" desbravando uma antiga Mina de Ouro em Pitangui.

O Blog Daqui de Pitangui  tem hoje um motivo especial para fazer (de improviso) mais uma postagem: hoje é aniversário do nosso amigo e companheiro de labuta, Vandeir Santos.

 Vandeir, o idealizador da Lavagem do Bandeirante executando o projeto com a turma do Blog...

Há um ano o Vandeir "Jones" vem reforçando oficialmente o time do Blog, com suas pesquisas e garimpos que resultam em ótimas postagem de cunho histórico e cultural.


 Entre amigos - (parte) da turma da Lavagem.
Fotos: arquivo pessoal do Vandeir.

Pelas importantes contribuições para o resgate histórico de Pitangui, pelo engajamento voluntário nas causas de Pitangui, pela amizade e companheirismo de sempre, ficam aqui os nossos agradecimentos e os votos de um feliz aniversário!!! Ah, a cervejada vai ser por sua conta Vandeir, claro.

quarta-feira, 20 de março de 2013

Pitangui tricentenária e contemporânea

 Praça da Câmara - 2001.
Fotos: Léo Morato.

Opinião:

De uns anos pra cá tem sido bacana ver as manifestações de várias pessoas e instituções, valorizando Pitangui. E com a velocidade das comunicações, principamente nas mídias eletrônicas, essas ações têm se evidenciado. Seja por meio de pesquisas e de garimpos históricos (resgatando feitos de um passado distante ou recente); de projetos, restaurações e eventos; edição de livros e trabalhos acadêmicos; ou da divulgação e compartilhamento de fotos raras nas redes sociais, muitos pitanguienses (de sangue ou coração) vem externando o seu sentimento de pertencimento, de auto-estima. E quando estas iniciativas acontecem de dentro para fora, quando a sociedade participa, a coisa vinga, cria raiz. Desta forma, acredito que pouco a pouco a Velha Serana alcançará o reconhecimento que lhe é de direito, proporcionando melhor qualidade de vida para seus moradores. Não é questão de não enxergar o que precisa ser melhorado, mas sim de ressaltar o que tem sido feito de bom!

Leonardo Morato.

 Igreja de São Francisco - 2002.


Fazenda Ponte Alta -  1998.

Reproduzimos abaixo a opinião do amigo Geraldo Wagner, registrada no comentário desta postagem:

"Tenho observado muitas mudanças em Pitangui nos últimos dois ou três anos. Basta a gente sair de casa, a pé, três vezes ao dia, em horários diferentes, com o único propósito de observar as coisas e as pessoas com suas vidas tão normais para notar as mudanças. Se se observamos bem, notamos que existe um clima diferente debaixo do céu da cidade de Pitangui; a gente vê que cada um parece estar cuidando melhor do seu precioso cantinho, reformando, limpando, pintando e enfeitando a sua preciosa moradia. A cidade está ficando muito bonita. Diante da atitude positiva de cada um, o poder público complementa com a sua parte.
Tenho comigo que a imensa maioria das nossas dificuldades são apenas mentais, nós tendemos a admitir em um primeiro momento que “isto não é possível”, antes mesmo de analisar os fatos. Ao que me parece, as pessoas em Pitangui descobriram esta armadilha e estão admitindo a possibilidade de agir, driblando as dificuldades imaginárias. Refiro-me ao prazer de residir e/ou trabalhar em um local bonito e bem cuidado. Pelas fotografias acima percebemos (nós e os de fora) que cada morador, cada comerciante, cada instituição tem se preocupado com o aspecto do seu lar, do seu local de trabalho o do seu empreendimento. Creio que a estas alturas, as diversas associações mais criativas e atuantes da cidade já convocaram ou estão por convocar os seus associados para, juntos, prepararem a cidade para a GRANDE FESTA DOS 300 ANOS DESTA TERRA TÃO AMADA. Não se trata de gastar dinheiro atoa, é um investimento com retorno certo:
• Para os particulares retorno não só com o aumento da auto estima e orgulho mas também na valorização do seu imóvel; afinal, se o seu imóvel e os imóveis da vizinhança estão melhores, a valorização do lugar é certa.

• Para os empresários retorno em forma de modernização, maior movimento de clientes e consequentemente maiores lucros.

• Para as instituições publicas e privadas o retorno vem na forma de demonstração de eficiência, competência e melhor aceitação do público em geral.
Avante Pitangui, terra querida. Eu garanto, já estou fazendo a minha parte".
Geraldo Wagner Gonçalves
Praça Antonio Fiúza / Pitangui /MG.

terça-feira, 19 de março de 2013

Programação da 2ª Mostra de Cinema de Pitangui

Confira aqui a programação da 2ª MOSTRA DE CINEMA DE PITANGUI, que acontece de quarta 20 a domingo 24, na Praça do Jardim. Essa não dá para perder! Divulgue, compareça, prestigie esta grande iniciativa cultural.



















sexta-feira, 15 de março de 2013

Sabe o que vem por aí?

Pitangui das Gerais. Foto: Saul Filho.

Não é só a chuva - registrada na bela foto do Saul Filho - que vem por aí. Vem também a 2ª Mostra de Cinema de Pitangui, que acontece entre os dia 20 e 24 de março, na "Praça do Jardim". Divulgue, apoie e compareça. Uma cidade culturalmente valorizada também depende de cada um de nós! Confira a programação.



quarta-feira, 13 de março de 2013

De volta a mina do José de Abreu

        No dia 23 de fevereiro, sábado, estivemos mais uma vez na mina que existe nos terrenos do Sr. José de Abreu, que com muito boa vontade nos acompanhou até Onça para que pudéssemos mostrar a outros pitanguienses a maravilha que é esta obra de extrativismo mineral  realizada ainda com técnicas rudimentares, sem explosivos.

ATRÁS: GABRIEL PEREIRA, JACYARA, BARRICA, JACYANO E VANDEIR. 
NA FRENTE:CLÁUDIO FARIA E EDSON SOUZA NA BOCA DA MINA.


     Infelizmente a tela que protege o portão da mina estava rasgada e aberta, o que possibilitou a volta dos morcegos para o interior da galeria, tornando a aventura um pouco mais desconfortável. 

GALERA PERCORRENDO A MINA. FOTO: GABRIEL PEREIRA

     Desta vez tivemos a presença de Marcos Faria, o Barrica, pesquisador da história pitanguiense; Gabriel Pereira, sua namorada Jacyara e o cunhado Jacyano; Cláudio Faria e Edson Souza do GAVE. Estes dois últimos muito colaboraram em uma experiência onde tentei através de equipamento específico recuperar possíveis ferramentas que por ventura pudessem estar no fundo do poço que existe  no interior da mina.

EDSON SOUZA TENTANDO RESGATAR O EQUIPAMENTO MAGNÉTICO. FOTO: GABRIEL PEREIRA

          O equipamento ao qual me referi trata-se de uma base de nylon na qual foram fixados dois potentes imãs de neodímio com capacidade de carga de até 20 kg. O sucesso no resgate de possíveis ferramentas muito ajudaria no incremento do acervo do museu de Pitangui. Infelizmente não tivemos sucesso e o dispositivo ainda ficou travado no madeirame no fundo do poço, demandando um esforço muito grande por parte de Edson e Cláudio para destrava-lo. No fim o equipamento foi recuperado.

CLÁUDIO FARIA AUXILIANDO NO RESGATE. FOTO: GABRIEL PEREIRA

             O Sr. José de Abreu, com o sorriso de sempre, se mostrou disposto a nos acompanhar e permitir a entrada em sua mina sempre que houver pessoas interessadas. Provavelmente ainda este ano retornaremos a esta mina, considerando ser ela a única, de seu tamanho, que ainda conserva as características extrativistas primitivas.

Vandeir Alves dos Santos
Nos seus 300 anos, as histórias e estradas de Pitangui também são Reais

  

terça-feira, 12 de março de 2013

Pelas ruas que andei

Pitangui 2009.

Pelas ruas que andei

Rua do Grupo da "Zuma"
Do bate bola na esquina de debaixo
Rua do pique esconde
Da bola de gude
Rua de soltar pipa
Das procissões para a Igreja
Do barquinho de papel na enxurrada
Rua do Pé de Goiaba
Da corrida de velocípede morro abaixo
Rua de encontrar velhos e bons amigos 
De ver lua cheia nascer atrás da serra
Rua de infância.

(Leonardo Morato).


segunda-feira, 11 de março de 2013

Outro olhar sobre o EEMAO

 Fotos: Léo Morato.

Estas três imagens destacam o EEMAO - Escola Estadual Monsenhor Arthur de Oliveira, que fez e faz parte da história, da memória e do presente de muitas gerações de Pitanguienses. Destaque também para o verde das nossas serras e matas.

 A hora do recreio.

Descendo o Morro do Batatal.

sexta-feira, 8 de março de 2013

Hoje é dia de festa!

 Verinho, Sônia, Ricardo e Aninha (atrás da lente) e Dênio.
Foto: Arquivo do Blog.

Como já é praxe, todo ano, no dia do aniversário marcamos presença para homenagear também o pessoal do Blog que, entre um compromisso e outro, arruma um tempinho para se dedicar a este projeto. E hoje é o dia do nosso parceiro Dênio Caldas!

Daqui de Pitangui.
Foto: Cláudio Faria.

Ao Dênio, que nunca falte um violão afinado, uma cerveja gelada, um bom lugar para voltar sempre, boas companhias para seguir caminhando do lado, muita História para pesquisar e muitos sonhos para realizar!

Obs: segundo o Dênio, a cervejada vai ser no sábado à tarde no Bar do Verinho e à noite no Escritório Bar, ao som do Trio Balanço.

"Se encontram então no Parque da Cidade..."
Foto: Arquivo do Blog.

Aos amigos e colaboradores do Daqui de Pitangui que também iniciam um novo ciclo hoje, feliz aniversário! E para as mulheres, que fazem a nossa vida se tornar mais leve e alegre, muitas flores!

Nas ruas de Pitangui.
Foto: Arquivo do Blog.