Seguidores

quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

125 anos da Sociedade São Vicente de Paulo, em Pitangui

A Sociedade São Vicente de Paulo de Pitangui completou no último dia 5 de janeiro, 125 anos. Fomos até a sede da S.S.V.P. para saber um pouco mais da história desta instituição, lá fomos recebidos por João Paulo Lopes, 20 anos, Vicentino desde 2002 e, que, atualmente ocupa os cargos de Conselheiro Fiscal e Coordenador de eventos do Conselho Central de Pitangui, da Sociedade São Vicente de Paulo, além de ser membro da Conferência Senhor Bom Jesus.

Foto: Licínio Filho

Ele nos conta que a S.S.V.P. tem como propósito prover famílias necessitadas, denominadas pelos Vicentinos como "Socorridas". Por ser uma instituição católica, os Vicentinos procuram a sua santificação através da ajuda ao próximo. Hoje, em Pitangui e Conceição do Pará existem 38 conferências compostas por pelo menos 500 Vicentinos, que assistem em torno de 60 famílias.

Foto: Licínio Filho
João Paulo Lopes nos apresentou a Ata de fundação da S.S.V.P., em Pitangui. O documento registra o dia 29 de dezembro de 1889 como a data da fundação, porém, a primeira reunião ocorreu em 5 de janeiro do ano seguinte. A reunião dos Confrades aconteceu na sacristia da antiga Matriz de Pitangui, que foi destruída por um incêndio, em 1914. Na ocasião foi feita a eleição, via voto secreto, dos membros da diretoria da instituição.
O resultado da eleição foi o seguinte: para Presidente venceu o Dr. João G. Saboia Bandeira de Mello, com 22 votos, contra 1 voto dado à Luiz Orsini. Como secretário foi eleito foi eleito Vasco Azevedo, com 13 votos, Manoel Salles Couto, com 8 votos e Luiz Orsini, com 2 votos. Para tesoureiro o resultado foi o seguinte: Major Bahia, com 18 votos, João José de Freitas, com 6 votos e Vigário Vicente, com 1 voto.

Foto: Licínio Filho


Verificamos, no texto da Ata, a definição do dia das reuniões, que seriam realizariam aos domingos, no consistório da Matriz, às 18:00 horas, em ponto, conforme determinou o Major Bahia. Na ocasião, o referido Major apresentou 10 famílias para serem assistidas, o Confrade João Cesário apresentou 3 e o Confrade Presidente apresentou 1. O presidente sugeriu e foi aprovado, o título da Conferência: Conferência de Nossa Senhora do Pilar, justificando que esta era a padroeira da então freguesia.
João Paulo Lopes nos informa que a Conferência de Nossa Senhora do Pilar ainda hoje se reúne, porém, às segundas feiras, às 19:00 horas, no Salão Paroquial.
A Ata é assinada por 23 cidadãos pitanguienses, fundadores da S.S.V.P., em Pitangui, que listamos abaixo:

João G. Saboia Bandeira de Mello
Vasco Azevedo
Francisco Bahia
João Cesário Fernandes
João Antônio Gomes da Silva
Miguel José de Freitas
Padre Antônio Maria de Oliveira
Manoel de Salles Couto
Francisco Gabriel de Freitas
Padre Vicente Pereira Guimarães
Casimiro Augusto de A. Vianna
Pedro Ivo M.
Jacintho Theodoro de Mendonça
Gabriel José de Freitas
Romualdo A. Lopes Cançado
Jacintho de Campos Lage
João José de Freitas
Padre Joaquim Xavier Lopes Cançado
Luiz Orsini


Foto: Licínio Filho



A Vila Vicentina, também mantida pela Sociedade São Vicente de Paulo, abriga hoje 12 moradoras, idosas, que recebem doações das Conferências e visitas dos Vicentinos semanalmente.

Foto: Licínio Filho

As Conferências desenvolvem outros trabalhos, como visitas a hospitais, asilos, enfermos, cadeias, idosos, além, das visitas semanais a todas as famílias pobres cadastradas.


Foto: Licínio Filho

As pessoas caridosas, que desejarem contribuir com as obras da Sociedade São Vicente de Paulo, em Pitangui, podem procurar diretamente as Conferências Vicentinas, que estão espalhadas por todos os bairros da cidade ou, ainda, fazer contato pelos telefones (37) 91405046, falar com João Paulo e (37) 99741706, falar com Paulo Correia, atual presidente do Conselho Central de Pitangui.

4 comentários:

  1. Em nome da Sociedade de São Vicente de Paulo de Pitangui, gostaria de agradecer aos mantenedores do Blog Daqui de Pitangui, em especial ao professor Licínio pela postagem em homenagem aos 125 da SSVP aqui em Pitangui, nos ajudando, dessa forma, a divulgar um pouco do nosso trabalho e história que ainda tem muito a nos ensinar. Muito obrigado a todos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá João Paulo.
      Seja bem-vindo ao blog.
      Nós é que temos que agradecê-lo pela oportunidade de ter aceso a documentos tão valiosos que contam a história da S.S.V.P.
      Aproveito para, em nome da equipe do "Daqui de Pitanguy" parabenizá-los pelo belo trabalho social!
      Nosso blog está de portas abertas para vocês.
      Abraço

      Excluir
    2. Muito prazer.
      Sou João Pedro de Saboia Bandeira de Mello Filho, sócio do Colégio Brasileiro de Genealogia, e gostaria de fazer contato com meu parente João G. de Saboia Bandeira de Mello. Agradeceria qualquer informação para desaboia@bol,com,br

      Excluir
    3. Olá João Pedro.
      Seja bem vindo ao blog.
      Como você pode perceber na postagem, o seu ancestral foi eleito Presidente da Confraria em 1889. Sendo assim, é impossível fazer contato com ele. Agradecemos sua visita e seu comentário.
      Abraço

      Excluir

Obrigado por comentar nossa postagem. Ah... não se esqueça de se identificar.