Seguidores

quarta-feira, 19 de março de 2014

Pitangui na rota da Copa!?!

A imagem acima é uma montagem, uma brincadeira disponibilizada na rede social facebook que permite confeccionar uma placa de sinalização “padrão Fifa” para um determinado destino, colocando-o na rota da Copa do Mundo no Brasil. Pois bem, brincadeiras à parte, sabemos da proximidade geográfica de Pitangui com a capital mineira e, segundo pesquisa do Ministério do Turismo, a exemplo de Copas recentes, as localidades num raio de 150 km das cidades-sede poderão ser beneficiadas economicamente com o fluxo turístico em torno do evento. Então, com o advento da Copa do Mundo, não seria interessante que nós (pessoas, grupos, órgãos e associações que pensamos e agimos por Pitangui) formulássemos ações para estimular a vinda de turistas à Sétima Vila do Ouro das Gerais? Por falar em capital mineira, em tempos de Copa Libertadores e Brasileirão outros olhares estão voltados para Minas Gerais e sabemos que a Rua Pitangui é um dos acessos ao Estádio Independência, no horto, onde alguns jogos importantes são realizados. E se colocássemos um estande (Centro de Informações Turísticas Itinerante) no local, para distribuir material de divulgação e informativos sobre a cidade? Uma ação como esta não poderia gerar uma divulgação espontânea de Pitangui da imprensa estadual? Penso que seja pertinente planejarmos e executarmos iniciativas do gênero, pois o Marketing e suas segmentações têm infinitas possibilidades estratégicas. E Pitangui - com sua história, casario, igrejas, fazendas, matas, gastronomia dos bares e restaurantes e as festividades do aniversário da cidade – tem muito para mostrar. Leonardo Morato – Turismólogo.

4 comentários:

  1. Rua Pitangui ... Para mim, era a presença de nossa cidade na capital. Mas nunca pensei em capitalizar essa presença permanente aí na porta do Independência. Grande sacada. Como se faria Isso? Um posto avançado da Secretaria de Turismo (???) de Pitangui? Um stand da SAP em dias de jogos importantes? A ideia é boa, tem potencial, resta saber como operacionalizá-la.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro William, ideias precisam ser lançadas, buscando inovação para promover Pitangui turisticamente, penso que este seja o primeiro passo. Na SAP, por exemplo, existem profissionais gabaritados de diversas áreas que, juntamente com outros seguimentos da sociedade poderiam viabilizar vários projetos. Por falar em propostas e soluções criativas, valoirzando a cultura, veja o link abaixo, um abraço.
      http://g1.globo.com/mg/zona-da-mata/noticia/2014/03/problema-de-pontos-de-onibus-em-sao-joao-del-rei-e-resolvido-com-arte.html

      Excluir
  2. A ideia é boa e pertinente! Além da Copa tem as Olimpíadas poucos anos depois, com outra grande leva de turistas estrangeiros. Se nenhum deles aparecer, permite mais visibilidade de Pitangui no contexto das cidades históricas mineiras para os turistas nacionais. Particularmente penso que cidades como Pitangui, Serro, Conceição do Mato Dentro, Prados e Campanha não têm uma divulgação à altura de seus patrimônios históricos.

    ResponderExcluir
  3. Olá Sylvio, obrigado por mais uma visita! O despertar de consciência está cada vez mais crescente e vem contribuindo para a valorização e a promoção das nossas cidades tricentenárias. Pitangui tem muita história para contar e mostrar! Grande abraço.

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar nossa postagem. Ah... não se esqueça de se identificar.