Seguidores

domingo, 4 de maio de 2014

Procissão do Fogaréu da Santa Cruz

Ontem acompanhamos a Procissão do Fogaréu da Santa Cruz, que não ocorria desde 1938. Um exercício de fé muito bonito, mas que precisa ser reapresentado à comunidade cristã católica de Pitangui, para que todos possam entender o seu significado. Penso que as pessoas mais bem preparadas para isto seriam os párocos de nossa cidade, que durante as missas poderiam dedicar um tempo para falar sobre o significado religioso desta procissão. Pena que poucos acompanharam.


O historiador pitanguiense, Marcos Antônio "Barrica" de Faria já havia encontrado, em suas pesquisas no Instituto Histórico de Pitangui registros sobre esta procissão.


A procissão, que foi organizada pela Secretaria de Cultura de Pitangui contou com a participação de integrantes do grupo de orações "Filhos de Maria", que conduziram as tochas até à Capela da Cruz do Monte e, também foi acompanhada por um grupo de fiéis.



Esperamos que a procissão aconteça no próximo ano e, que tenha um maior número de participantes.






2 comentários:

  1. Belas imagens!
    Que bom ver que alguns tentam reacender antigas tradições.
    Antes da Semana Santa, o significado da Procissão do Fogaréu da Santa Cruz deveria ser explicado nas igrejas e escolas, solicitando a presença dos adultos e crianças; talvez com uma participação organizada por escolas municipais para seus usuários e pais interessados.

    Não posso deixar de opinar que é pertinente esclarecer ao público o desvinculamento desta procissão com a Ku Klux Klan, uma vez que a roupa branca com capuz e a cruz em chamas são semelhantes (apesar da cruz da procissão ser iluminada por lâmpadas). Acredito que tal associação visual possa causar certo receio de participação em algumas pessoas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Sylvio.
      Defendo o mesmo ponto de vista. É preciso reapresentar esta procissão para a comunidade. A semelhança dos trajes com a k.k.k. pode assustar sim, mas, é também facilmente contornado se houver esclarecimento sobre o que se trata,

      Abraço.

      Excluir

Obrigado por comentar nossa postagem. Ah... não se esqueça de se identificar.