Seguidores

segunda-feira, 21 de julho de 2014

Viaduto do Chapadão

     Nas minhas buscas pelos registros históricos de Pitangui fui a casa do ex-prefeito Paulo Vasconcelos Carvalho. Com uma memória muito prodigiosa o antigo representante do executivo pitanguiense me contou detalhes da época de sua administração.

     Possuidor de um grande acervo fotográfico, o mesmo me permitiu copiar algumas fotos dentre as quais as que registram a construção do viaduto do Chapadão entre julho e novembro de 1982 e que foi inaugurado no dia 30 de janeiro de 1983 com a presença do governador Francelino Pereira. O bairro situado na região oeste de Pitangui progredia de forma acelerada e se tornava claro a necessidade de um acesso seguro que não fizesse intercessão direta com a rodovia. A geografia no local que separa os dois lados da cidade favoreceu muito a obra, pois a rodovia naquele ponto passa por um corte não exigindo grandes aterros para acesso às cabeceiras do viaduto.

Vista da área em julho de 1978 - Fonte: Arquivo de Pitangui

Vista a partir da rua Ataíde Valadares - Fonte: Paulo Vasconcelos Carvalho

Vista a partir da rua João Lopes Cançado - Fonte: Paulo Vasconcelos Carvalho

Fonte: Paulo Vasconcelos Carvalho

Fonte: Paulo Vasconcelos Carvalho

Fonte: Paulo Vasconcelos Carvalho

Fonte: Paulo Vasconcelos Carvalho

Fonte: Paulo Vasconcelos Carvalho

Fonte: Paulo Vasconcelos Carvalho

Fonte: Paulo Vasconcelos Carvalho


Vandeir Santos


11 comentários:

  1. Excelente postagem Vandeir!
    Mais um resgate da memória.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  2. Eu tinha muita curiosidade sobre esta construção! Sanada. =D

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pelo post!
    É muito bom saber que existem registros de eventos históricos como esse e que graças ao Daqui de Pitangui possam chegar ao conhecimento de todos!
    Sempre tive vontade de ver fotos dessa construção! Fiquei foi um pouco chateado em saber que sou mais velho que o viaduto!
    Agora, e a construção da atual matriz, vocês conhecem alguém que tenham fotos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gabriel, eu tenho uma foto bem antiga com um andaime montado junto a torre da matriz, mas não é possível saber se é da época da construção ou de alguma pintura posterior. Nesta época tínhamos em Pitangui o Alfredo Jaafar (pai) e é provável que ele tenha fotografado. Infelizmente o acervo dele se perdeu, temos de torcer para que alguém tenha guardado.

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  4. Muito boa a postagem. Mostra quais eram os limites da cidade até o início dos anos de 1980. Nessa época, o Chapadão fazia jus ao nome: era mesmo uma grande chapada. Outra coisa que me chamou a atenção foi a inexistência de placa indicando que a obra estava sendo realizada por uma empreiteira. Me corrija se eu estiver errado, mas na época a prefeitura tinha uma equipe capaz de realizar obras de grande porte, como o viaduto. Evoluímos ou involuímos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente Marcelo, quem executou a obra foi a prefeitura. Acredito que houve uma involução neste aspecto.

      Excluir
  5. Meu caro Vandeir Jones,

    iniciativas de postagens como essa merecem todo o louvor, pura reportagem no melhor sentido do termo. Faltava alguém como você para isso. A cidade carecia de conhecer-se a si mesma, recuperando paulatinamente a sua autoestima, que, insisto, é uma das principais contribuições do blogue.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelas palavras de incentivo William, gostaria de poder me dedicar mais mas as coisas ainda estão um pouco complicadas pro meu lado.

      Excluir

Obrigado por comentar nossa postagem. Ah... não se esqueça de se identificar.