Seguidores

terça-feira, 5 de agosto de 2014

Lembranças e propostas de outros carnavais


Na semana em que o Blog Daqui de Pitangui comemora 5 anos de estrada, relembramos os grandes bailes de carnaval realizados nos clubes (e nas ruas) de Pitangui na segunda metade lá do século passado. Sem a precisão necessária sobre os nomes dos personagens e as datas, as fotos representam um tempo bom onde se brincava o carnaval sob o estímulo da amizade, do (re)encontro e da irreverência, onde as fantasias principais eram a alegria e a espontaneidade, quando não havia camarotes e abadás.



As fotos foram garimpadas pelo Vandeir Santos e, provavelmente este baile aconteceu no “Pitangui Clube” (antiga sede do Lions Clube) que, segundo o Betinho Giriza, em um depoimento no documentário Pitanguienses em Brasília e os 300 anos: “enquanto o baile acontecia no salão nos quatro dias de carnaval, o pessoal da jogatina ficava na parte de baixo e via as tábuas do teto balançarem”. Para o ano do tricentenário, uma boa pedida seria a retomada dos carnavais de clubes e a realização de bailes dos 300 anos com direito à orquestra.
Hoje os tempos mudaram e infelizmente algumas mazelas sociais chegaram ao interior, portanto, há de se pensar sim em segurança, mobilidade urbana e em outras ações preventivas. Mas que bom seria a retomada do carnaval de rua, como os de outrora, típicos de cidades históricas como a nossa tricentenária Pitangui, onde a festa do Rei Mono permeia pelas esquinas, ladeiras, praças, comércios, botecos e contagia as pessoas, com as marchinhas, charangas, cores, amores, causos, coros, refrões, confetes e serpentinas. Difícil?

Temos uma proposta: descer o Morro do Batatal no carnaval de 2015, depois da Lavagem do Bandeirante, ao som da banda de música, fazendo paradas estratégicas pela Avenida Gustavo Capanema seguindo até a Rodoviária Velha ou até a Praça da Feirinha, onde haveria um concurso de blocos de rua e um palco com bandas tocando marchinhas dos antigos carnavais. Algum incômodo talvez causaria, mas este "arrastão cultural" certamente sacudiria a poeira gris, traria vi$itante$ à Pitangui e a alegria para os corações da gente desta e de outras gerações.
Texto: Leonardo Morato.
Quem souber identificar as pessoas nas  fotos, favor registrar nos comentários desta postagem ou mandar um e-mail para o Blog.

8 comentários:

  1. Léoe Vandeir, belo garimpo!
    A sua proposta para o carnaval de 2015 é maravilhosa e precisamos amadurecê-la desde já.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sumiu do face ? Não tou achando ,preciso passar uma mensagem ..kkkk
      Angelica Xavier

      Excluir
    2. Oi Angélica.
      Resolvi sair do face, tô precisando dedicar mais tempo a outros afazeres e o face virou um vício.
      Faça contato por meu e-mail ciberhistoria@gmail.com ou (37)99922339.
      Abraço.

      Excluir
  2. Amei e. a ideia do carnaval 2015 mais ainda, proponho procurar fotos do clube ao lado do forum. Façam uma enquete q vao aparecer fotos maravilhosas pq o nosso carnaval era la e todo mundo fantsziado.
    Eu tenho uma com minha famililia e primas q vinham de BH . abç. Angelica Xavier

    ResponderExcluir
  3. Então pessoal, acredito que a proposta é viável. A exemplo de BH, o resgate do carnaval de rua já uma realidade. Agora é planejar em conjunto buscando parcerias para promovermos mais este resgate em Pitangui!

    ResponderExcluir
  4. Boas lembranças dos carnavais do Centro Social. Identifiquei algumas pessoas nas fotos acima. Na 1ª foto está o Jorge Valério, não sei quem está com ele, mas bem atrás dele está a Angela Diniz. Na 2ª foto, tem o Silvio Antônio e bem de frente pra câmera de olhos claros e cabelos pretos está meu irmão Alberto Rios. Na 2ª foto identifiquei o José Maria de Freitas e o Paulo Carvalho

    ResponderExcluir
  5. Nossa !! que saudade do nosso carnaval no " Centro Social de Pitangui " .. a prima Alcyoni identificou alguns. Bora fazer ano que vem Blog ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já pensamos em fazer um carnaval das antigas no Centro Social, o problema é não estarmos em Pitangui para agilizar isto.

      Excluir

Obrigado por comentar nossa postagem. Ah... não se esqueça de se identificar.