Seguidores

domingo, 3 de agosto de 2014

Um pouco da história de Dirceu Xavier - Parte II

O "Bar do Dirceu".

Foto: acervo Família Xavier
Durante muitos anos Dirceu Xavier foi proprietário de um dos mais tradicionais bares de Pitangui, o "Bar do Dirceu", ponto de encontro nos fins de semana, tinha uma enorme clientela. 

Foto: acervo Família Xavier
Segundo Angélica Xavier, o carro chefe do "Bar do Dirceu" eram os tira gostos:

 "Os tira gostos eram os melhores da cidade eram filas e filas de espera...
 a gente quase morria de tanto trabalhar... 
mandioca com carne de sol, mandioca com bife a palito de boi e porco acebolado,
 linguiça de primeira qualidade... fritas."



Foto: acervo Família Xavier

Era no "Bar do Dirceu" que as pessoas faziam a concentração durante o carnaval, antes de irem para o baile no Centro Social.  A concentração era no bar, "todos fantasiados, confetes, serpentinas e cantos, aí 1 da manhã todo mundo ia para o Centro Social", relata Angélica Xavier.



Foto: acervo Família Xavier

Foto: acervo Família Xavier
O Bar também oferecia música ao vivo, onde músicos da cidade se apresentavam, como o grupo "Ferro Velho", dentre outros. Muitos são saudosos da época do "Bar do Dirceu".




3 comentários:

  1. Belo registro de um local e de hábitos de uma geração em Pitangui. Pelo que tenho pesquisado, Dirceu foi um dos primeiros que falaram sobre o Turismo em Pitangui, quando era redator do jornal Município de Pitangui, na década de 1970. Um prova disto são os cartazes da Embratur, na parede do bar, na última foto. Ótima postagem Licínio!

    ResponderExcluir
  2. Bela postagem Professor Licínio ...
    Realmente o Bar do Dirceu foi um dos "points" pitanguiense, por muitos anos. Temos que bater um papo com ele, pois ele tem muita história pra nos contar. Faremos muitas postagens com ele !!!!

    ResponderExcluir
  3. Caros Leonardo e Dênio, pessoas como Dirceu Xavier são guardiões da memória da história recente de Pitangui, devemos sim, conversar muito com ele. Abraços.

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar nossa postagem. Ah... não se esqueça de se identificar.