Seguidores

sábado, 13 de setembro de 2014

A entrada original de Pitangui

Na postagem de hoje, trataremos de um tema já abordado por Vandeir Santos, a localização da entrada original da cidade de Pitangui. Suas pesquisas o levaram a inferir que a entrada original da cidade seria pelo bairro Santo Antônio. Clique AQUI, para ler esta postagem
Encontramos no jornal pitanguiense "O iniciador", de 18 de fevereiro de 1882, um aviso que vai ao encontro da hipótese defendida por Vandeir. Na página três, do referido jornal, encontramos um aviso aos tropeiros que chegavam à cidade. O texto reproduzido abaixo respeita a norma culta vigente naquele tempo. 

"Em S. Antonio, entrada desta cidade,
 incontrarão os Srs. tropeiros um bom
rancho para tropa, pasto fechado (que não erva)
e uma taverna sortida de generos do paiz, molhados, etc.
Pitanguy, fevereiro de 1882"


Esta fonte, além de nos esclarecer sobre o local da entrada original de Pitangui, nos permite formular algumas perguntas, que nos parecem pertinentes: em que local, no Santo Antônio, se localizava este pasto? a "Casa do Florão" seria a taverna citada no aviso publicado naquele  jornal?
Eis uma das facetas do ofício do historiador: interrogar as fontes.

Clique sobre as imagens abaixo para ampliá-las:








2 comentários:

  1. Ótima postagem! Documentar, reproduzir e divulgar a história é uma grande responsabilidade,tarefa levada a sério neste blog. Parabéns pelo trabalho de pesquisa, professor!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Léo!
      Debruçar-se sobre documentos é uma oportunidade única de se transportar para o passado na busca de respostas para perguntas formuladas no presente. Levamos isto a sério, sim, mas o retorno não tem preço.

      Abraço.

      Excluir

Obrigado por comentar nossa postagem. Ah... não se esqueça de se identificar.