Seguidores

quarta-feira, 8 de outubro de 2014

Há três dias o fogo consome as matas no entorno de Pitangui

CADEIA PARA QUEM PROMOVE INCÊNDIOS FLORESTAIS!

Há três dias um incêndio, que começou no bairro da Serra, consome as matas de Pitangui. Nesta tarde o fogo atingiu as proximidades do bairro Dona Judith Abreu, próximo à Penha. O clima seco fica mais insuportável com a fumaça dos incêndios nas matas. A mata do Céu está sendo consumida pelo fogo.

Foto: Licínio Filho
Foto: Licínio Filho
É preciso maior rigor na fiscalização contra os incêndios nas matas. Quem é responsável por isso? A população também tem que participar denunciando quem promove este tipo de delito.

Foto: Licínio Filho
A falta de educação, a negligência e a impunidade é que permitem a repetição, todos os anos, dos incêndios nas matas do município. Além dos danos ao meio ambiente a emissão de fumaça também provoca problemas à saúde. 
Se os seres humanos não mudarem urgentemente sua relação com a natureza estaremos fadados a desaparecer, como toda vida no planeta Terra. A água, elemento vital, está acabando.


5 comentários:

  1. Excelente postagem de alerta, Licínio! É triste e preocupante ver essa situação se repetir todo ano.

    "Mais todo ano vem aqui o sabiá,
    fazer seu ninho no tronco da aroeira"...
    ((Rohr, Jonba, William e Ricardo Nazar).

    Com esses incêndios criminosos todo ano nas matas de Pitangui, até quando teremos passarinhos e árvores, ar puro, água ???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Léo.
      O incêndio foi controlado depois de arder quatro dias, uma coisa assustadora, o fogo chegou próximo de minha casa, como pode-se observar nas fotos da postagem.

      Excluir
  2. Chocada !!! E o pior é que deixaram queimar tudoo, pelo visto . E o Corpo dos Bombeiros ? E o carro pipa e funcionários da Prefeitura ? Muito triste.

    Angélica Xavier

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Angélia.
      Como bem disse o Léo, o Gave - reconhecidamente, de grande serviços prestados à população de Pitangui - voluntários e os bombeiros tentaram debelar o incêndio. Porém, penso que os gestores públicos demoraram muito em tomar uma providência. O fogo começou no bairro Serra, onde a vegetação é mais rasteira e "fácil" de debelar...depois que atingiu as matas ficou incontrolável. Lamentável!

      Excluir
  3. Olá Angélica, bom dia. Pelo que acompanhei nas redes sociais (fotos e vídeos) uma equipe dos Bombeiros, do Gave-Pitangui e voluntários estavam atuando para combater as chamas. Mas as causas do incêndio, apresentadas nesta postagem, infelizmente se repetem e estão ligadas à maldade ou ignorância do ser humano, que mais uma vez está dando “um tiro no pé”. Ou seja, alguém foi lá e pôs fogo na serra. Um abraço.

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar nossa postagem. Ah... não se esqueça de se identificar.