Seguidores

segunda-feira, 10 de novembro de 2014

Pitangui e o Estado Novo de Getúlio Vargas

No dia 10 de novembro de 1937, Getúlio Vargas implantou no Brasil uma ditadura,que durou oito anos, este período ficou conhecido como "Estado Novo" (1937-1945). O jornal "Município de Pitangui", na edição de 23 de janeiro de 1943, trazia matéria que ocupava a primeira página exaltando o 6º aniversário da implantação do regime ditatorial varguista.
A leitura da matéria nos permite perceber como representantes do poder político e econômico local estavam alinhados ao regime, então, vigente. Nos revela também que a Escola Normal do município mantinha um coral de Canto Orfeônico idealizado por Heitor Villa-Lobos
Observa-se também o rígido controle dos meios de comunicação em todo país, pelo Departamento de Imprensa e Propaganda (DIP), criado durante o Estado Novo. No cabeçalho do jornal pode-se ler: "registrado no Departamento de Imprensa e Propaganda".


Acervo Instituto Histórico de Pitangui


3 comentários:

  1. Prof. LIcínio,

    Meu pai, o saudoso Dininho, contava muitas histórias da época da ditadura varguista na cidade. Sua postagem me fez recordar esse período. Daí, ao ver que se trata de exemplar do Município de Pitangui pertencente ao Instituto Histórico me ocorreu perguntar se sabe se há coleção ou coleções do jornal Correio de PItanguy no Instituto. Preocupo-me porque foi um período da História de nossa cidade que não poderia se perder, com um foco diferente daquele de um jornal oficial. Parabéns por mais esse resgate da nossa história.

    William Santiago (identificado como anônimo por algum problema que não consegui resolver para identificar-me pelo Google)

    ResponderExcluir
  2. Olá William.
    O Estado Novo foi um período histórico muito conturbado. Imagino quantas histórias seu pai tinha para contar, você herdou este legado.
    Com relação ao "Correio de Pitanguy" vou conferir o acervo, minhas pesquisas em jornais se concentraram nos exemplares publicados na primeira metade do século XX. Vou conferir e, em breve, farei contato.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  3. Um outro assunto interessante dessa época é a questão do movimento integralista na região centro-oeste (inclusive Pitangui). O itaunense Charles Aquino levantou muito material a respeito. Esperemos pela divulgação.

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar nossa postagem. Ah... não se esqueça de se identificar.