Seguidores

segunda-feira, 22 de dezembro de 2014

Pitangui no Cineclube Olaria

Cineclube Olaria. Fotos: Blog Daqui de Pitangui.
 
Ao final da tarde e início da noite do dia 18 de dezembro tivemos a grata oportunidade de celebrar Pitangui, mostrando um pouco do seu tricentenário patrimônio cultural, na capital mineira. O evento aconteceu no Cineclube Olaria, que fica na Estação Ecológica da UFMG.

Assim que chegamos já nos sentimos em casa, pois além da receptividade, o local lembrou de imediato a Mata do Céu em Pitangui. De acordo com a Graziella Luciano (responsável pelo projeto) o Cineclube existe desde 2012 e o espaço onde os filmes são exibidos era uma antiga olaria (fábrica de tijolos) e já foi uma espécie de capela, onde os monges realizavam as suas orações diárias.

Em um clima de amizade e descontração as pessoas foram chegando, se conhecendo, se reencontrando, iniciando o bate papo acompanhando de petiscos e de uma cerveja gelada, enquanto os músicos passavam o som até a hora da sessão de cinema.

 
 
Foram exibidos quatro documentários filmados na cidade e no entorno de Pitangui sendo eles: Pelos Caminhos do [rio] Pará; Pitangui Tricentenária – Religiosidade; Bacolêlê (obra musical do Prof. Reinaldo Rohr e parceiros); e Quilombo do Veloso. Entre pitanguienses, professores, produtores culturais, músicos, jornalistas e profissionais do Cine Olaria, o público assistiu atentamente aos curtas metragens.

No breve debate após o filme destacamos o comentário do Zé Carlos Oliveira (filho do Patesko) que comparou a sala de exibição a um vagão de trem e se lembrou quando ouvia o apito da Maria Fumaça chegando à estação em Pitangui. Outro fato interessante, foi que algumas pessoas manifestaram informalmente o desejo e a curiosidade de conhecer a cidade.

 
A festa continuou com a apresentação do Trio Caldas (Dênio, Ricardo e Samuel) com a participação do Zé Carlos e, além de músicas de compositores pitanguienses a execução musical teve samba, bossa e harmoniosos improvisos.


Considerando o alto astral e a sinergia gerada no evento, o objetivo foi cumprido: contribuir para a valorização histórico cultural de Pitangui, destacando os 300 anos em 2015. O Blog Daqui de Pitangui agradece a todos que atenderam ao nosso convite e que apoiaram a realização e a divulgação deste projeto.
Fotos: Blog Daqui de Pitangui.
 
 ======================================
 

Vídeo sobre o evento. Publicado em 24/12/14. 
 

8 comentários:

  1. Uma excelente iniciativa esta reunião no Olaria. Contudo, não a vi divulgada. Seria minha desatenção, ou a falta duma espiada?
    Pergunto se estaria disponível em video a sua parte musicada. Se sim, dê o link, pra mim e pra leitorada...

    Paulo Miranda, BH

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Paulo,
      fizemos a divulgação aqui no Blog e no facebook por alguns dias. Estamos finalizando um vídeo com o "resumo da ópera" para publicação em breve. Um abraço e até a próxima.

      Excluir
  2. Parabéns Léo!
    Este evento comprova, mais uma vez, a capacidade da equipe do blog em formar parcerias e promover eventos culturais.
    Valeu Dênio, Rico, Samuel e José Carlos, por levarem a musicalidade pitanguiense ao público presente ao evento.
    Valeu Vandeir.
    Infelizmente não pude comparecer devido aos compromissos em Pitangui.
    Abraço a todos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu professor! Tenho certeza de que você estava sintonizado conosco em pensamento. Foi muito bacana. Agradecemos àqueles que acreditam no nosso trabalho por Pitangui. Até breve.

      Excluir
  3. Quem não foi perdeu. Sei que esta frase não vale para todos os que não puderam comparecer, mas precisava repetir este texto que falei no início de minha pequena manifestação daquela bela e maravilhosa noite dedicada única e exclusivamente a NOSSA PITANGUI.
    Foram momentos memoráveis, inesquecíveis, onde tudo conspirou a nosso favor. A noite não poderia estar mais iluminada, pois a lua fez a sua participação abrilhantando sobremaneira como que abençoando a nossa alegria de estar ali.
    Tenho certeza que a cidade foi muito bem represetada por vocês do blog, mas muito mais ficaria se esta ideia fosse encampada por todos aqueles que dizem querer o bem para PITANGUI. O caminhar junto só fortalece e enriquece o grupo. Enquanto isso não acontece, vamos seguindo em frente., sempre abertos. É bom lembrar que o nosso TREM é grande e cabe todo mundo.
    Abraços. Zé Carlos
    Ps- Aproveito o momento para desejar a todos vocês e aos assíduos deste blog, um FELIZ NATAL E UM ANO NOVO cheio de esperanças em dias cada vez melhores.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A sua participação foi muito importante Zé Carlos! Muito obrigado em nome da equipe do blog. Alegrias no Natal e um ano novo de realizações. Um abraço.

      Excluir
  4. Excelente iniciativa. O Leo e todos do blog estão de parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela força Ricardo! Considerando a especificidade da proposta e a qualidade do público, cumprimos o nosso propósito. Um abraço.

      Excluir

Obrigado por comentar nossa postagem. Ah... não se esqueça de se identificar.