Seguidores

sábado, 24 de janeiro de 2015

Pitangui Agora São Outros 300

A aproximação do 300º aniversário de Pitangui tem mobilizado, tanto o poder público, quanto a sociedade civil. Assim como nós, do blog "Daqui de Pitangui", preocupados com o resgate e divulgação da história e cultura de Pitangui e região, outras manifestações da sociedade civil, em prol do resgate e valorização da história do município estão surgindo. Neste sentido, elegemos como tema para a postagem de hoje uma dessas manifestações denominada "Pitangui Agora São Outros 300", instituição sem fins lucrativos, com sede na Praça Getúlio Vargas, nº 142.

Angélica Xavier e Judith Viégas.
Fonte:https://www.facebook.com/pages/Pitangui-Agora-S%C3%A3o-Outros-300/654929527924448?fref=ts

Segundo Judith Viégas, idealizadora do projeto, a entidade pretende desenvolver atividades voltadas ao resgate da cidadania, da dignidade, dos Direitos Humanos da população, em especial, crianças, adolescentes e idosos .Criar perspectivas de vida, e formas de auto sustentação para este público para o qual só existe abandono exclusão sócio-cultural e ameaças diárias a integridade física pelo meio social ao qual são segregados.Gerar igualdade e inclusão.Resgatar sua cultura perdida ao longo do tempo. 
Judith Viégas, afirma ainda, que "a entidade tem como missão incentivar o conhecimento real da história omitida, esquecida ou ignorada através da cultura acadêmica ou oralidade. Preservação da cultura. Auto estima baseada no conhecimento de nossa origem." Segundo ela, o projeto foi elaborado em 2012 e pretende desenvolver uma série de atividades entre junho de 2014 e dezembro de 2016. 
Segundo Angélica Xavier, coordenadora do projeto, a entidade foi formalmente apresentada ao público no evento denominado "PRIMEIRO SEMINÁRIO LÍTERO CULTURAL, LANÇAMENTO DOS LIVROS DE DEUSDEDIT CAMPOS SOBRE ´PITANGUI NOS SÉCULOS XVI, XVII , XVIII E JOAQUINA DO POMPÉU E MOSTRA LITERÁRIA".
A entidade também promoveu, dentre outros eventos o "Seminário do Direito Constitucional à Igualdade e Dignidade Racial de Pitangui Agora São Outros 300", realizado entre os dias 24 e 30 de novembro de 2014. Nos dias 20, 21 e 22 de março de 2015 promoverão o "Seminário da Tradição Histórica, Judiciária e cultural de Pitangui". 
As dirigentes ressaltam que todos os eventos promovidos contam com parcerias firmadas com setores da sociedade civil, governamental e OAB/M.G. São esforços como estes que impulsionam o desenvolvimento cultural de Pitangui.

9 comentários:

  1. Obrigada turminha do Blog, por estar presente em nossas vidas !!! Amei

    Angélica Xavier

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Angélica Xavier.
      Seja bem vinda.
      Divulgar ações em prol de Pitangui é um dos objetivos do blog.
      Abraço.

      Excluir
  2. Ângelica e Judith
    Parabéns pelo projeto de ALAVANCAR a cidade de Pitangui, de buscarem a vida existente nestas esquinas centenárias, que clamam por continuar vivendo.
    Que vocês recebam o apoio público necessário para a continuidade dos trabalhos para o bem de todos nós pitanguienses e de todos aqueles turistas que eu espero que visitem a cidade.
    A história só existe de verdade se pessoas como vocês, investem e insistem em preservar o BELO que toda vida tem, como é o caso de nossa querida Pitangui.
    José Carlos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi primo , obrigada pelas belas palavras. Estamos continuando com esse Projeto de vento em popa . E na verdade o que temos de mais importante , é nossa vontade e coragem , pra defender e lutar por uma Pitangui melhor, com suas tradições e história.
      Beijo grande

      Angélica Xavier

      Excluir
  3. Hey Jude, hey Angie!

    Parabéns pela iniciativa que nos situa e nos ajuda a resgatar a nossa nesseCidadania. E bom que os blogueiros acolham e repercutam essa boa idéia. Nós que, no Cine Pitangui, já vimos uma vez uns 300 de Esparta, estamos certos de que mãos para a obra é o que "num farta"...
    Paulo Miranda, BH

    ResponderExcluir
  4. Pois é Paulo Miranda , é que precisamos, nos unir e nos dar as mãos, porque se depender do poder público , Pitangui só faz 300 anos com fogos de artifícios. Vamos nos unir e reunir , que temos força , coragem e muitas idéias pra fazer desses 300 anos uma linda homenagem a nossa cidade . Bora ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esqueci de me identificar Paulo Miranda, BH ...
      Angélica Xavier ...kkk

      Excluir
  5. Eu tinha 50% de chance de adivinhar corretamente, entre Angie e Aurora. Angelicais ambas, embora só uma rime com Bora! E ri-me, fora de hora.


    Paulo

    ResponderExcluir
  6. Caros Amigos que se manifestaram sobre o "PITANGUI AGORA SÃO OUTROS ".Agradeço enlevada mas na verdade o que nós e Pitangui precisamos é da participação efetiva de vcs. Estamos organisando a planilha das palestras História de Pitangui nas escolas públicas.Pretendemos capacitar 5000 alunos.Quem se habilita a participar conosco deste ato de Cidadania?

    Judith Viégas.Pitangui Agora são outros 300.

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar nossa postagem. Ah... não se esqueça de se identificar.