Seguidores

segunda-feira, 2 de março de 2015

Pensando o Turismo nos 300 Anos de Pitangui


A atividade turística é um grande conjunto de serviços e de ações que envolvem o planejamento e a organização das viagens, abrangendo os meios de transporte, as opções de alimentação, de hospedagem e as diversas formas de lazer, colocadas à disposição do visitante.
Na busca por entretenimento e ou aquisição de conhecimentos, o turista realiza compras, interage com a população, tornando-se um consumidor dos serviços e da cultura local, contribuindo positivamente com a economia do núcleo receptor. Portanto, o desenvolvimento de infraestruturas, de meios de planejamento e prestação de serviço, deve se aprimorar constantemente para acompanhar a evolução deste mercado.
Antenado com este importante recorte histórico - Os 300 Anos de Pitangui - e engajado nas causas culturais da cidade, o Blog Daqui de Pitangui apresenta abaixo o escopo de um projeto cultural e turístico de integração regional Pitangui – Pompéu. A proposta a ser desenvolvida em médio prazo, visa valorizar e divulgar o potencial histórico da região constituindo um micro circuito turístico.
Entendemos que esta proposta inicial está em conformidade com os trabalhos das Comissões dos 300 Anos, instituídas pela Secretaria de Cultura da Prefeitura Municipal de Pitangui, pois abrange não só o âmbito da História, mas também das Tradições, do Folclore, das Riquezas, das Comunidades Rurais, das Belas Artes, da Religiosidade e poderá ser desenvolvida juntamente com os Conselhos Municipais de Cultura, de Turismo, com o Centro Cultural Joaquina do Pompéu e outras entidades afins às duas cidades e aos 300 anos da Sétima Vila do Ouro das Minas Gerais.
 Leonardo Morato - Turismólogo.
Clique na imagem para ampliá-la.

4 comentários:

  1. Com uma dose de lirismo
    cabe agora se estruturar
    campanha pelo turismo
    pra que venham nos visitar

    Paulo Miranda

    ResponderExcluir
  2. Que bom que alguém pensou nisso! A história precisa ser mostrada e contada.O turismo pode fazer este papel, evidentemente estruturado.
    Parabéns e sucesso. Quero mais é que dê certo.
    Grande abraço amigo.
    Zé Carlos

    ResponderExcluir
  3. A proposta é essa, provocar reflexões e ações! Já presenciei projetos como esse darem certo e alancarem a economia de algumas localidades. A história e a cultura são matérias prima para o turismo e estão diretamente relacionadas. Podemos trazer de volta o nosso ouro escoado pelas estradas reais, por meio do turismo, tornando mais conhecida a região que no séc. XIX abasteceu a Corte de Portugal, no Rio de Janeiro.

    ResponderExcluir
  4. Água mole em pedra dura ... É preciso insistir nessa tecla, o turismo é indústria limpa e agregadora. Apoiado.

    William Santiago

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar nossa postagem. Ah... não se esqueça de se identificar.