Seguidores

quarta-feira, 29 de abril de 2015

Pitangui no Programa Questões


Programa Questões - O Arquivo Histórico de Pitangui.


É notório e crescente o valor que tem-se dado aos patrimônios de Pitangui e ao acervo do Instituto Histórico da cidade, devido ao esforço de pessoas que trabalham para salvaguardar os nossos bens culturais. A caminhada é longa e precisa ser constante, contínua, para que Pitangui tenha o mesmo reconhecimento das demais cidades históricas de Minas. 

Neste vídeo exibido originalmente no dia 23/01/2011 o programa Questões aborda o tema "Arquivo Histórico de Pitangui" com destaque para o Historiador Dr. Leandro Pena Catão, a Pesquisadora e Professora pitanguiense D. Adelan Brandão e para estudantes do curso de História que desenvolveram trabalhos no IHP. Vale a pela conferir!

6 comentários:

  1. Quer dizer que este trabalho foi apresentado neste programa em 2010, certo? Que grupo forte, competente, empenhado no que está envolvido. Parabéns pela atuação. De cá sabemos nós o quanto isso tem trazido de conhecimento pra vocês e percebo o quanto vocês querem dividir tudo isso com o pitanguienses principalmente. É claro, o arquivo precisa romper fronteiras, pois é importante dizer, que não é só a nossa história que está neste arquivo. É parte da história do Brasil, certo?
    Não sei como a ajuda política está hoje, mas espero que este grupo esteja ainda suportando os obstáculos e reinventado a forma de levar tudo isso a cabo. Que orgulho eu tenho de vocês. Pessoas assim é que fazem ACONTECER. Belo resgate Léo.
    Zé Carlos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Zé Carlos, o acervo do IHP é riquíssimo e traz inúmeras possibilidades de conhecimento a todos que se empenham em dedicar tempo para pesquisá-lo e de fato, parte do trabalho deste Daqui de Pitangui foi garimpado nesse Arquivo Histórico. Não tenho propriedade para opinar sobre o andamento dos trabalhos hoje, mas tem-se caminhado. Quanto ao BLOG, a nossa proposta agregadora, democrática - e as valiosas contribuições (como as suas) - sob a bandeira Pitangui, tem sido um diferencial. Grande abraço.

      Excluir
  2. A cor dando antes das sete
    torna preciosa a manhã
    e é Pitangui que se mete
    a ouvir Catão e Adelan...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Paulo, nesta importante missão
      bravos estiveram na condução
      sobre os dois em questão (Adelan e Catão)
      seguem links para apreciação:

      http://daquidepitangui.blogspot.com.br/2014/01/professora-adelan-brandao-uma-vida.html
      http://daquidepitangui.blogspot.com.br/2011/10/dica-de-leiturapitangui-colonial.html

      Excluir
  3. O arquivo documental do Instituto Histórico de Pitangui é incrível! O professor Leandro Pena Catão, grande entendedor do assunto, escreveu um excelente livro sobre ele ("Pitangui Colonial - História e Memória"). Recomendo a leitura. =)

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar nossa postagem. Ah... não se esqueça de se identificar.