Seguidores

domingo, 31 de maio de 2015

Compromisso com a História de Pitangui

Livros de História, fontes de pesquisas.


Nas vésperas das festividades do aniversário de Pitangui uma áurea diferenciada paira sobre a cidade. O sentimento de civismo, de pertencimento e o orgulho de ser pitanguiense ficam mais ressaltados, despertando em nós (pitanguienses de sangue e ou de coração) o desejo de conhecer mais sobre a rica história desta charmosa senhora de 300 anos. Nesta semana, tivemos a grata informação de que em algumas escolas da cidade os professores estão indicando o Blog Daqui de Pitangui aos alunos, como fonte para a realização das pesquisas e como roteiro para trabalhos sobre a Velha Serrana. Esta notícia muito nos honra e indica que estamos cumprindo a nossa função social, prestando uma pequena contribuição para a manutenção da história de Pitangui.


Janela lateral da Igreja de São Francisco.
Fotos: acervo do Blog / Léo Morato.

A valorização do Pitanguiense para com a história da cidade é visível e crescente. E à medida que aumenta a nossa consciência aumenta a nossa responsabilidade de garantir que as gerações futuras conheçam a história de forma fidedigna. Um povo que preserva as suas raízes preserva a sua identidade. Viva Pitangui tricentenária, viva a 7ª Vila do Ouro das Gerais!

11 comentários:

  1. O compromisso com a história/
    evoca o grande Morato/
    pra de Pitangui a maior glória/
    até o boato vira fato...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é caro Paulo, convenhamos/
      Contra a prática do copiar e colar, da roda inventar/
      sem a fonte mencionar/
      é que neste Blog atuamos!!!!

      Excluir
  2. Léo, Licínio e Dênio, tive noticias de vocês através de (Mestre Gaio), Olegário Alfredo, e mandei até uns cordéis. Fiquei super feliz em saber de vocês e dessa linda Pitanguy. Ando super atarefada mas não quero perder o vínculo com vocês. Meu abraço carinhoso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Dalinha! Quanto tempo!
      É sempre muito bom receber você por aqui.
      O Dênio firmou uma parceria com Mestre Gaio para que este produza um cordel em homenagem aos 300 anos de Pitangui.
      O Dênio enviará um exemplar para você. Obrigado pelo carinho conosco.
      Abraço.

      Excluir
    2. Licínio, fiquei super feliz em saber de vocês através de Mestre Gaio, de saber da homenagem a Pitanguy, em cordel, e deste elo que é Mestre Gaio nos ligando um pouco mais. Meu abraço carinhoso.

      Excluir
  3. Olá Dalinha, prazer em "revê-la" por aqui. Isso mesmo fizemos uma parceira com o Mestre Gaio para o Cordel dos 300 anos de Pitangui. Apareça sempre, grande abraço! http://www.daquidepitangui.blogspot.com.br/2015/06/cordel-dos-300-anos.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Leo, vocês são uns queridos, Continuo admirando o trabalho de vocês, o amor dedicado a cidade, o registro da história. Vou aparecer. Meu abraço.

      Excluir
  4. Ao garimpar fragmentos da história de Pitangui e publicá-los diariamente, vocês (gestores do blog) criaram uma verdadeira biblioteca on-line sobre Pitangui, extremamente útil a pesquisadores de diversas áreas.

    Para nós, jornalistas, este blog é uma primorosa fonte de informações sobre a cidade. Perdi as contas de quantas pautas boas já descolei por aqui.

    Vocês sabem que sou fã do trabalho de vocês desde que começaram - eu até falava do blog todo dia, quando apresentava um noticiário na rádio Ativa. E é muito bom ver que, tantos anos depois, vocês continuam firmes e fortes nesta linda missão. Parabéns!

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar nossa postagem. Ah... não se esqueça de se identificar.