Seguidores

quinta-feira, 4 de junho de 2015

Música para Serenatas



CICLOS é o nome da música composta pelos amigos Fabio Freitas, Reinaldo Pereira e JoNba Freitas. Com uma melodia harmoniosa a letra fala de um olhar otimista do pitanguiense que está ou esteve fora da cidade e que valoriza o passado, vislumbrando um futuro melhor. Esta execução da música foi gravada em áudio e vídeo, na 2ª feira do carnaval de 2011 em Pitangui. Separamos o áudio e para ilustrar a música, acrescentamos o vídeo (digitalizado) da cidade, gravado inicialmente em VHS, pelo Roberto do Foto, no ano de 1997. Paradoxalmente, podemos observar que alguns casarões estão hoje (2015) em melhor estado de conservação (devido as ações de preservação da última década para cá), mas outros infelizmente não existem mais como o Cinema de Pitangui e o casarão onde funcionou o Bar Aqui Jazz. Então, boa viagem aos anos 1990!
    "Obra nossa que surgiu numa conversa minha com Tio Jonba numa sexta a noite em 2007 e virou música nossa junto com o Rhor no dia seguinte. A ideia ganhou corpo e melodia e após 40 minutos já estava pronta. Nosso mote era esse ciclo sem fim de gente nova saindo da cidade em busca de oportunidades e do pessoal mais antigo voltando pra viver e renascer das cinzas das lembranças antigas. Os dois, os novos e os antigos, são parte do ciclo infinito de nossa cidade e que certamente sempre se emocionam ao voltar e partir novamente mas que nunca deixam de reviver as boas lembranças. A música, agora, nas mãos de Leonardo Morato ganhou forma de vídeo" (Fabinho Freitas).

CICLOS
Ruas de seixos rolados 
A noite fria em meu coração
Canto uma história chorada
De uma cidade quase em extinção
Praças, jardins e coretos
As Cavalhadas e casarões 
Serestas nas madrugadas
Tantos amores, tantas paixões
Ando no rastro do tempo
Regando a história que aconteceu 
Quem sabe floresce a memória 
Num cacho de vida que a gente viveu
Filhos, gerações 
Ciclos de ir e vir
Lágrimas na volta e no partir
Tenho esta ilusão
Desde que parti
Renascer das cinzas Pitangui

3 comentários:

  1. Linda canção, que esta postagem apresenta aos pitanguienses.
    Vamos valorizar mais a cultura de nossa cidade, gente!

    ResponderExcluir
  2. A música e o vídeo ficaram simplesmente maravilhosos! Percebe-se o charme e a beleza de algumas construções históricas, que souberam resistir à passagem do tempo. Realmente Pitangui possui um roteiro carregado de arte, história e riqueza cultural.

    ResponderExcluir
  3. Que coisa linda! Letra e melodia em harmonia perfeita para falar da nossa história. Eu, particularmente, adorei o trecho que diz: "Filhos, gerações/ Ciclos de ir e vir/ Lágrimas na volta e no partir/".

    Gosto dessa parte porque a vivencio com frequência. Por ter me mudado da cidade há quatro anos (hoje moro e trabalho em Divinópolis), tenho ido a Pitangui apenas durante fins de semana nos quais estou de folga.

    Toda vez que eu chego na cidade, vejo as ruas, casas, os monumentos etc., dá aquela sensação gostosa de chegar em casa após muito tempo fora. Quando deixo a cidade de novo, bate aquela saudade e invariavelmente eu penso: "tomara que dê tudo certo e eu possa voltar aqui". :)

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar nossa postagem. Ah... não se esqueça de se identificar.