Seguidores

terça-feira, 16 de junho de 2015

O IHGMG nos 300 anos de Pitangui

   O Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais é uma entidade cultural civil de natureza privada, sem fins lucrativos, fundada em 15 de agosto de 1907 pelo então presidente do Estado, Dr. João Pinheiro da Silva que tem a responsabilidade de cuidar dos registros dos fatos históricos e dos documentos relativos aos aspectos geográficos do estado.
Membros da Comissão de História do Tricentenário e do IHGMG em Conceição do Pará
Foto: Vandeir Santos

    Uma comissão de sócios do IHGMG esteve presente em Pitangui nos dias 08 e 09 de junho para participar dos eventos comemorativos dos 300 anos da cidade. O primeiro compromisso se deu na vizinha Conceição do Pará onde foram recepcionados pelo empresário e sócio correspondente José Raimundo Machado para um almoço e posterior visita à biblioteca pública.
    Às 18:30 deu-se o início do seminário “Pitangui 300 anos: Uma história de Fé, Liberdade, Cultura e Poder” no Espaço Cultural CDL, promovido pelo IHGMG, Instituto Histórico de Pitangui e pela Comissão do Tricentenário. Foram proferidas as seguintes conferências:
  1ª - “Nossa Senhora do Pilar, um amoroso culto espanhol, há 312 anos, em terras pitanguienses”, pela Professora Regina Almeida.
  2ª - “O sentimento de liberdade nos primórdios da Vila de Pitangui” pela Professora Adelan Brandão.
   3ª - “A Pitangui setecentista como disseminadora da civilização e da cultura no Oeste de Minas” pelo Professor Raimundo da Silva Rabello.
  4ª - “A Independência do Brasil, Dona Joaquina do pompéu e Pitangui”, Pelo Dr. Dr. Deusdedit Pinto Ribeiro de Campos.

   O evento foi precedido por um farto café onde foram servidas quitandas típicas da região ao som da Lyra Vicentina Aterradense da cidade de Luz. No final os oradores foram presenteados com uma cesta contendo itens da culinária, do artesanato e da literatura pitanguiense.


Lyra Vicentina Aterradense da cidade de Luz com participação do membro da Comissão 
de História do Tricentenário e do IHP Iácones Batista Vargas - Foto Vandeir Santos

Mesa com os com representantes do IHGMG e do IHP
Foto: Vandeir Santos

Palestrante Professora Adelan Brandão do IHP
Foto: Vandeir Santos

   Na manhã do dia 09, às 07:00 na igreja matriz, os membros do IHGMG participaram de uma missa em Ação de Graças pelos 300 anos de Pitangui e às 11:00 o Dr. Jorge Lasmar, Presidente Emérito do Instituto, proferiu a conferência “O Padre Belchior”. Posteriormente o grupo participou de uma homenagem no túmulo do Padre Belchior nas escadarias em frente a igreja.


Dr. Jorge Lasmar abordando a vida do Padre Belchior
Foto: Vandeir Santos

Homenagem no túmulo do Padre Belchior
Foto: Vandeir Santos

   O fechamento da participação dos membros do Instituto ocorreu na fazenda da Ponte Alta onde o empresário Roberto Lobato ofereceu um farto almoço tipicamente mineiro.


Membros do IHGMG sendo recepcionados por Roberto Lobato na fazenda Ponte Alta
Foto: Iácones Batista Vargas

Vandeir Santos


2 comentários:

  1. Vejo esta celebração
    como o mais sublime preito
    pois nosso burgo tricentão
    tem história, e melhor jeito

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar nossa postagem. Ah... não se esqueça de se identificar.