Seguidores

segunda-feira, 6 de julho de 2015

IHGP - Instituto Histórico e Geográfico de Pompéu

Em uma elegante e organizada solenidade ocorrida no Centro Cultural Dona Joaquina do Pompéu, na noite do sábado dia 04 de julho, foi oficializada a criação do IHGP - Instituto Histórico e Geográfico de Pompéu. Surgido como uma associação civil de caráter cultural, científico e educacional, sem fins lucrativos, o Instituto tem como objetivo  o  estudo,  a pesquisa  e  a  divulgação  de conteúdos científicos  nos  campos  da  história,  geografia, filosofia,  sociologia, ecologia,  genealogia, língua portuguesa e literatura, heráldica, medalhística e correlatos.


Brasão do IHGP

O  corpo  social  do  IHGP  é  composto  de  associados distribuídos  nas seguintes categorias: fundador, efetivo, correspondente, colaborador e benemérito. Os sócios efetivos estão distribuídos em 50 cadeiras cujos patronos são figuras representativas da história brasileira, mineira e regional. Em sessão solene de instalação do Instituto foi eleita a diretoria executiva composta da seguinte forma:
Presidente: Sr. Hugo  de Castro; 
Vice-Presidente: Dr. Gilmar Castelo Branco Oliveira; 
Secretário Geral: Sr. Gilson de Campos Ribeiro; 
Diretorade  Secretaria:  Sr.ª  Milene  Elba  de  Campos;  
Diretora  Financeira: Professora Seleida Maria Corrêa  Alves Valadares;  
Diretora  de  Biblioteca  e  Acervos: Professora Maria Helena Corrêa Freitas; 
Diretor de Relações Públicas: Dr. Carlos Avelino  Mileo Fóscolo;  
Orador: Dr. Rondon Maciel Rocha;  
Conselho Fiscal:Titulares, Professora Soraia Conceição Maciel Lacerda Porto, Professora Luzia de Campos Casas e Dr.ª  Sílvia Maria Mascarenhas Vianna; Suplentes: Dr. Felipe Gabriel  de  Vasconcelos, Barão de São João Marcos;  e Dr. Jorge Washington Cançado Neto  e Vandeir  Alves  dos Santos.


Sessão solene de instalação - Foto: Vandeir Santos

Às 19:30 teve início a Solene  Sessão  Plenária  de Instalação  do Instituto Histórico e Geográfico de Pompéu, com a posse dos associados efetivos, beneméritos e correspondentes e outorga da Comenda do Buriti. O medalhão  da  comenda  contém  a palmeira  emblemática da história  dos pompeanos que deu origem ao nome do antigo distrito do Buriti da Estrada, hoje cidade de Pompéu. Estiveram presentes ao evento diversos membros do Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais, dentre eles o seu presidente,  Dr. Wagner  Colombarolli, sócio benemérito do IHGP.

Público presente ao evento - Foto: Vandeir Santos

Discurso do presidente do IHGMG - Foto: Vandeir Santos

Vandeir Santos recebendo a Comenda do Buriti - Foto: Felipe Vasconcelos

O Instituto Histórico de Pitangui também se faz presente junto ao IHGP através de seus membros Maria José Valério Calderaro Teixeira - sócia efetiva ocupante da cadeira número 20, Iácones Batista Vargas - sócio efetivo ocupante da cadeira número 17, Jorge Washington Cançado Neto  - sócio efetivo ocupante da cadeira número 19 e suplente do Conselho Fiscal, Vandeir Alves dos Santos - sócio efetivo ocupante da cadeira número 40 e também suplente do Conselho Fiscal e Hugo de Castro - Presidente do IHGP.

Felipe Vasconcelos apresentando o brasão do IHGP
Foto: Vandeir Santos

Iácones Batista Vargas e Hugo de Castro com o estatuto do IHGP
Foto: Vandeir santos

A seriedade com que Pompéu sempre tratou a questão cultural nos dá a garantia que a nova instituição já nasceu predestinada ao sucesso e terá papel de destaque no desenvolvimento histórico do centro-oeste mineiro.

Vandeir Santos


4 comentários:

  1. O belo exemplo pompeano
    muito bem exposto aqui
    eleva-os a mais alto plano
    com o aplauso de Pitangui

    ResponderExcluir
  2. Que bom ver pessoas preocupadas em pesquisar e divulgar as raízes culturais e históricas do lugar onde vivem. Sorte, persistência e sucesso para o pessoal do IHGP. Desejo uma trajetória prazerosa e frutífera para os participantes e simpatizantes desta empreitada.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns Vandeir. Os louros também são seus.
    Fico orgulhoso de seu trabalho.....
    Abraços
    Zé Carlos

    ResponderExcluir
  4. Obrigado ao Sylvio e ao Zé Carlos. Estamos confiantes no sucesso do IHGP no desenvolvimento de suas ações. Uma das propostas do novo Instituto é a parceria com o IHP no sentido de unir forças para o bem da cultura e da história de nossa região.

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar nossa postagem. Ah... não se esqueça de se identificar.