Seguidores

quinta-feira, 9 de julho de 2015

O ponto do primeiro dia de aula, do Grupo Escolar Francisca Botelho

Em cinco de outubro de 1907 era instalado o primeiro Grupo Escolar de Pitangui, denominado "Grupo Escolar Francisca Botelho", porém, o mesmo só iria entrar em funcionamento em janeiro de 1908. Abaixo você pode visualizar o primeiro ponto assinado pelas professoras e professores que ali trabalharam. O diretor do Grupo Escolar era Joaquim José Cordeiro Valladares (sic), uma das principais lideranças políticas do município naquela época e aliado de José Gonçalves de Souza, que encabeçava a fração de classe, então, denominada como "Gonçalvista".
Cabe lembrar, que em 1906, João Pinheiro, então, à frente do governo de Minas Gerais promoveu a reorganização da instrução pública no Estado instalando os Grupos Escolares. Como podemos perceber, Pitangui foi um dos primeiros municípios mineiros contemplados com as novas medidas.



Licínio Filho é graduado em História, com mestrado em educação pela Universidade Federal de Viçosa. Pesquisa sobre a organização da instrução pública em Minas Gerais, nas primeiras décadas da República tendo o município de Pitangui como referência.

Um comentário:

  1. Esse Francisca Botelho
    com toda sua bela imponência
    se aceitar um bom conselho
    pro Tangará faz deferência...

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar nossa postagem. Ah... não se esqueça de se identificar.