Seguidores

sexta-feira, 7 de agosto de 2015

O 1º Campeonato de Pipa de Pitangui

O Cristo "soltando" pipas.
Fotos: Leonardo Morato.
 
No último domingo, dia 2 de agosto de 2015 foi realizado o 1º Campeonato de Pipa de Pitangui no alto da serra da Cruz do Monte. A iniciativa foi elaborada e executada pela Secretaria de Cultura, Patrimônio e Turismo da Prefeitura Municipal, na pessoa do Secretário Antônio Lemos e agradou aos presentes.
 
Pipas: diversão para todas as idades.

Relembrando esta brincadeira de criança, bastante comum há algumas décadas, um bom público prestigiou o encontro. Além dos competidores que vieram colorir o céu de Pitangui com as suas pipas, teve gente que veio só apreciar o evento, passear com a família e visitar este importante ponto turístico de Pitangui, naquela agradável manhã de domingo. Tradicionalmente a serra da Cruz do Monte também é palco das competições de Motocross e de Mountain Bike.

http://daquidepitangui.blogspot.com.br/2010/02/capela-da-cruz-do-monte.html
Clique na imagem para saber mais sobre a história da Capela.
 
Em um bate papo com o Antônio Lemos, parabenizando-o pela iniciativa de "ocupar" a Cruz do Monte, fomos informados por ele que a ideia é "intensificar atividades como esta, estimulando o pitanguiense a frequentar os pontos turísticos da cidade (como por exemplo em um possível festival de desenho na Gameleira), aumentando a consciência patrimonial da população".
 

Antônio Lemos - Secretário Municipal de Cultura.

Não ficamos até o final do evento para conferir o encerramento e a entrega dos troféus aos primeiros colocados, mas acreditamos que o saldo tenha sido bastante positivo, considerando o clima agradável, familiar e participativo entre os presentes.

 Pitanguienses e turistas no Mirante do Cristo.

Frequentadores deste rico atrativo natural de Pitangui há muito tempo, destacamos alguns fatores positivos que valorizaram o local: a construção do Mirante do Cristo na Administração Municipal do Dr. Joaquim Lobato, no ano 2000; a pavimentação da estrada de acesso ao alto da serra, na Gestão do Prefeito Evandro Mendes, em 2010; e a recuperação do Mirante, no atual mandato executivo, conduzido pelo Prefeito Marcílio Valadares, que harmonizou a estrutura do Cristo à paisagem da serra, em 2014.

Visite a Cruz do Monte.
Fotos e texto: Leonardo Morato.
 
Entretanto, apontamos algumas sugestões de melhorias quanto à infraestrutura local: a instalação de lixeiras (e o serviço de recolhimento do lixo), banheiros, de placas indicativas de estacionamento e de conscientização como por exemplo: utilize as lixeiras - leve o seu lixo de volta, a natureza agradece - conserve este lugar que é de todos nós - abaixe o volume, sintonize-se com a natureza; a pavimentação da área central (nos arredores da Capela e do Mirante), com pedras rústicas ou placas de concreto; e a recuperação da Capela, que por si só já é um grande atrativo. Com a visível melhoria dos serviços e da infraestrutura turística da cidade de uns anos para cá, quem sabe Pitangui consegue atrair novamente um Campeonato de Voo Livre?



Criança soltando pipa.
 Vídeo de Vandeir Santos.

Um comentário:

  1. Pois é de braços abertos
    que o Cristo a todos saúda
    no fundo estão todos certos
    em apoiar essa gente miúda...

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar nossa postagem. Ah... não se esqueça de se identificar.