Seguidores

quarta-feira, 30 de setembro de 2015

Um fim de semana cultural

Palestra de Maria José Valério
Foto: Leonardo Morato.

Entre os dias 24  e 30 de setembro está sendo realizada a Semana Cultural de Pitangui, em uma iniciativa do Instituto Histórico e da Secretaria Municipal de Cultura.

Abertura do evento em 24/9.
Foto: Antônio Lemos - Sec. Cultura.
Com a realização de palestras nas escolas, igrejas e exposições em locais públicos os objetivos do evento são promover a conscientização quanto à importância do acervo do IHP, abrangendo as imagens sacras, documentos históricos do arquivo judicial da Câmara da Vila de Pitangui; e estimular a preservação dos bens culturais, por meio da educação patrimonial.

 Barrica ministrando a palestra no Chapadão.
Foto: Silvana Ribeiro.

Na sexta 25, foram realizadas palestras na Igreja de São Sebastião, no Chapadão, pela manhã ministradas pelo Barrica e Vandeir Santos. E à noite na EEMAO os trabalhos foram sequenciados pela Sra. Zezé Valério e Vandeir, onde pudemos presenciar o interesse dos participantes pelos temas apresentados.

Vandeir e Zezé na EEMAO.
Foto: Leonardo Morato

O público atento à palestra na EEMAO.
Foto: Leonardo Morato

Na noite do dia 28 o tema da palestra foi sobre os pontos turísticos de Pitangui, e as explanações foram conduzidas pelo Sr. Zé Raimundo Machado, atual presidente do IHP.

 Bate papo com Zé Raimundo Machado.
Foto: Silvana Ribeiro.

Com base no que presenciamos, é possível afirmar que a organização do evento acertou ao realizar a proposta junto às escolas e acessível à população, abordando o sobre o patrimônio histórico e o Turismo, assuntos que merecem ampla discussão, estudo e prática devido a grande pertinência. Ou seja, dai a Pitangui o que é de Pitangui!  


Palestra do Vandeir Santos
Foto: Antônio Lemos.

Na oportunidade parabenizamos aos organizadores, em especial o amigo Vandeir Santos, membro deste Blog e IHP, que tem acesso aos gabinetes, às cozinhas e aos quintais pitanguienses e vem desenvolvendo voluntariamente um primoroso trabalho de pesquisa e de valorização dos nossos patrimônios. E por contribuir para o diálogo e a soma de esforços culturais em nossa cidade, Vandeir (nascido em Contagem) é merecer da Cidadania Honorária de Pitangui!

Em breve será divulgada mais uma postagem sobre a Semana Cultural de Pitangui 2015, com destaque para a homenagem ao JoNba.

******************************

 Dolabela e Rai.
Foto: Léo Morato.


A propósito abrimos um parêntese para falar sobre a palestra cultural que assistimos (Dênio Caldas e eu Léo Morato) em Belo Horizonte no dia 24/9 (mesmo dia da abertura da semana cultural de Pitangui).  O evento foi elaborado pelo Rai (produtor cultural) e foi realizado no espaço   Aruanda - grupo de danças folclóricas e o ponto alto foi a participação do músico, escritor, critico de arte, e também produtor cultural, o renomado Marcelo Dolabela que conduziu o tema sobre "A música como instrumento de transformação social", falando sobre os movimentos musicais brasileiros (Clube da Esquina, Tropicália, Mangue Beat ...) na transformação social e o papel da música na política e na ditadura.

Espaço Aruanda.
Foto: Léo Morato.


O que percebemos é que a cultura está sempre “na moda” (em Pitangui, BH e em todo lugar) e é importante pensar a cultura como fator econômico e de transformação social, preservando e difundindo o conhecimento e as tradições por meio de novas formas como a fotografia digital e o vídeo. Sendo necessário estar conectado e integrado às ações que acontecem nacionalmente.  Fecha parênteses.

2 comentários:

  1. Essas manifestações
    têm potente significado
    como saraus e serões
    plasmando nosso passado

    Unindo virtude e pecado

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pela iniciativa. Precisamos preservar TUDO. A história de um povo só pode ser conhecida se este povo se envolve para contá-la. Grande abraço e sucesso. Que muitos frutos sejam colhidos ao longo do tempo.

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar nossa postagem. Ah... não se esqueça de se identificar.