Seguidores

terça-feira, 13 de outubro de 2015

Outras riquezas minerais de Pitangui - Parte 4

Parte 4 - Quartzo rutilado
Em matéria postada dia 11 de fevereiro de 2011 eu abordei a exploração do cristal de quartzo em Pitangui nas décadas de 40 e 50 (veja aqui). Naquela época somente o cristal totalmente transparente e sem impurezas tinha valor.

Cristal rutilado encontrado em Pitangui - Foto: Vandeir Santos

Com o passar do tempo o chamado "cristal com cabelo", que antes era descartado, se tornou matéria prima para semi-jóias o que elevou consideravelmente o valor do mineral.

Cristal rutilado encontrado em Pitangui - Foto: Vandeir Santos

O "cabelo" na realidade é a formação de agulhas de dióxido de titânio que se formam no interior do quartzo, essas agulhas podem assumir cores diversas, inclusive o dourado. Em Pitangui ocorre somente o rutilo negro.

Cristais rutilados encontrados em Pitangui - Foto: Vandeir Santos

Anel com cristal rutilado - Fonte: Internet

Na cidade alguns comerciantes negociam esse tipo de cristal mas a sua extração não se aproxima nem um pouco do grande volume de mineral extraído no passado, o que se vê atualmente são pessoas revirando o refugo desse período anterior em busca das pedras que foram jogadas fora quando representavam apenas lixo. Hoje dependendo do tamanho, do grau de transparência e do tipo de formação do rutilo o valor pode superar os R$1.000,00 o quilo.

Vandeir Santos


Um comentário:

  1. Das riquezas minerais
    que abundam em nosso torrão
    ouvir falar dos cristais
    Vandeir, é pura emoção

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar nossa postagem. Ah... não se esqueça de se identificar.