Seguidores

quinta-feira, 26 de novembro de 2015

Janelas Históricas: testemunhas do tempo


Testemunhas dos tempos as janelas antigas de Pitangui são repletas de histórias. Quantos fatos já presenciaram, quantos segredos elas guardam?


Dotadas de muito significado, guardam lembranças, permeiam através dos tempos, resistem às mudanças e permanecem. Fazem uma ponte, trazendo o passado para o agora, rumo ao futuro. E que assim seja. 

Com respingos em suas vidraças viram as chuvas escorrer pelas antigas ruas de terra, ruas de pedras onde a água permeava o solo e fazia crescer o verde e florescer as cores naturais.


Agora presenciam, impotentes, a água escorrer pelo asfalto que cobriu as ruas de pedras descaracterizando partes da nossa história.


O cuidado e o zelo com estes e outros patrimônios é essencial, assim como manter a originalidade naquilo que nos diferencia, que faz Pitangui ser uma cidade ímpar, única.


As tintas desbotam, as pessoas passam, mas as lembranças guardadas em nossas janelas ficam vivas em nossa memória . Essa é a Pitangui que eu vejo e quero ver!

Fotos e Textos: Léo Morato.

4 comentários:

  1. As janelas centenárias
    que ora o cronista retrata
    têm histórias tristes e hilárias
    que só a saudade desata...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nestes detalhes culturais
      está nossa história
      enxergar estes portais
      mantém os tempos de glória.

      Excluir
  2. As janelas daquela época foram palco ou camarote para muitos acontecimentos. Também sou a favor de preservá-las por quaisquer motivos pois a nossa Pitangui só poderá existir se estas estiverem lá nas casas. Aliás agora mais do que nunca, já que o asfalto sucumbe o nosso outro passado. Já falei disso em outra época, mas acho que a nossa Pitangui sobrevive mesmo assim. Tiraram as pedras, colocaram o asfalto, mas não conseguiram derrubar as ladeiras e nem as histórias escritas pelos seus poetas.....GRAÇAS A DEUS!!

    ResponderExcluir
  3. Isso Zé. Em tempos de quase "unanimidade" é preciso, perceber a cidade de forma diferente!!! Asfalto no Centro Histórico não é sinônimo de progresso. Um abraço.

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar nossa postagem. Ah... não se esqueça de se identificar.