Seguidores

domingo, 17 de janeiro de 2016

Carnaval 2016 - Pitangui encontrou a fórmula do sucesso?

Se não me engano o ano era 2008 e em uma das tardes do carnaval eu fiz uma visita rápida ao carnaval de Abaeté com alguns amigos. Ao verificar a movimentação da cidade, ainda durante o dia com sol alto, eu pressenti que o carnaval pitanguiense não conseguiria resistir a uma concorrência tão forte e assim como eu havia previsto o carnaval da Sétima Vila definhou.


Carnaval diurno em Abaeté - Fonte: Internet

Assim como Abaeté, Pompéu também promove o carnaval em tempo semi-integral com pausa somente na parte da manhã quando os foliões “apagam” para recarregar suas baterias. Mas no início da tarde o entusiasmo já começa a contagiar e após o almoço as ruas já começam a ficar movimentadas.

Lavagem do Bandeirante - Foto: Ricardo Welbert

Até então Pitangui apostava somente no carnaval noturno, deixando os foliões desprovidos de qualquer opção no período da tarde. Segundo conversa com o secretário de administração Alexandre Barros tudo indica que esse ano a coisa vai mudar. Sem a participação da prefeitura no carnaval noturno que será realizado no Parque de Exposições a municipalidade vai promover eventos diurnos dentro da cidade. Finalmente parece que Pitangui, depois de muito tempo, acordou para o que seria o formato ideal de carnaval.


Carnaval diurno em Pompéu - Fonte: www.divirtase.uai.com.br

Nós do blog daquidepitangui já promovemos há 7 anos a Lavagem do Bandeirante nas tardes de domingo no bairro da Penha, dentro de um padrão próprio onde através do gancho histórico buscamos sempre resgatar o carnaval tradicional com marchinhas, uma forma de valorizar o passado e a boa cultura permitindo a participação da família pitanguiense em um clima de muita alegria e descontração.

Esperemos pela definição da agenda com os locais de animação. O comércio agradece, a rede hoteleira agradece e a economia e o povo de Pitangui merece!

Vandeir Santos



4 comentários:

  1. A receita de Abaeté
    pode ser aproveitada
    mas carnaval também é
    sossego pra gente erada...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pra ideia ir adiante
      Tem que ter marchinha e confete...
      E assim é a festa do Bandeirante
      Que há sete anos na rua se repete

      Excluir
    2. Carnaval é porreta
      Deixa todo mundo animado
      Até vira poeta
      O amigo Leonardo

      Excluir
  2. É realmente estimulante saber que a Prefeitura de Pitangui parece ter percebido que o carnaval de rua é o grande filão das cidades históricas quando o assunto são as folias de fevereiro. Ninguém quer vir para cá pular axé, muito menos ir até o chão com o horroroso funk que costuma ser tocado nesses carros equipados com caixas de som. O povo quer justamente o contrário. Descontrair, rir, se divertir, dançar e brincar. Tudo com originalidade. É o que acontece em Ouro Preto, Sabará, Mariana e principalmente em Diamantina. A Lavagem do Bandeirante é muito importante para popularizar essa imagem de que carnaval bom em cidade histórica é aquele que se cria solto na rua.

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar nossa postagem. Ah... não se esqueça de se identificar.