Seguidores

segunda-feira, 25 de janeiro de 2016

Dica de leitura:"Vasco Filho: o mago das estradas"

Na postagem de hoje apresentamos como dica de leitura, o livro "Vasco Filho: o mago das estradas". de autoria Lorisa Azevedo. A obra retrata a trajetória de Vasco Azevedo Filho (1892-1982), primogênito de Vasco Azevedo, figura ilustre da história pitanguiense e relembrado até os dias de hoje tanto por sua participação política, como também por sua atuação no jornalismo e nas artes cênicas da "Velha Serrana". O livro chegou às nossas mão através de outro pitanguiense, José Antônio Saldanha, cidadão interessado em conhecer, preservar e divulgar a história de nossa cidade. A autora, a geógrafa Lorisa Azevedo, neta de Azevedo Junior, nos apresenta aspectos da vida familiar, profissional e política de seu avô, que formou-se em Engenharia, em 1911, quando, passou a exercer a profissão deixando seu nome marcado em diversas obras viárias - tanto na construção de rodovias (rodovia Rio-Bahia), como também, ferrovias (Guaxupé/M.G.) - de nosso país.
Na década de 1950 iniciou uma vitoriosa carreira política elegendo-se deputado federal pelo estado da Bahia, pela UDN (União Democrática Nacional), um dos principais partidos políticos brasileiro na primeira metade do século XX, por quatro legislaturas. Com a dissolução dos tradicionais partidos políticos após a implantação do regime militar, em 1964, ingressa na ARENA (Aliança Renovadora Nacional), onde se elege novamente deputado federal (167-1971).
A leitura do livro nos permite conhecer a trajetória de um homem atuante que deixou um legado que pouco conhecíamos. 



Segundo José Antônio Saldanha, em fevereiro deste ano Lorisa Azevedo visitará Pitangui para conhecer a terra natal de seus antepassados, Que seja bem-vinda à cidade.


Um comentário:

  1. Pitangui vai revelando
    pari-passu, seus segredos
    com Lorisa no comando
    a vez é a dos Azevedos

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar nossa postagem. Ah... não se esqueça de se identificar.