Seguidores

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2016

Alegria, irreverência e diversidade no Carnaval 2016

Lavagem 2016. Foto: Léo Morato.

Desde os preparativos, há dois meses, até o último dia 7 de fevereiro – domingo de carnaval – a nossa alegria aumentava na mesma proporção em que a página do evento ganhava visualizações e a praça da penha enchia de gente. Com a presença de foliões assíduos, com o apoio dos patrocinadores e de quem acredita e entende a nossa proposta, a Lavagem do bandeirante vem firmando tradição em Pitangui.
  
                                                       Lavagem 2016. Foto: Cláudio Faria.

Este ano o carnaval da 7ª Vila do Ouro das Gerais, contou com a 7ª edição do evento cujo objetivo é celebrar as origens históricas do município, promovendo a interação entre pessoas e a prática da cultura popular na rua, de forma descontraída.  



Lavagem 2016. Foto: Cláudio Faria.

A partir das três horas da tarde no domingo de carnaval, famílias e gente de todas as idades iam tomando conta da Praça dos Bandeirantes. Sob marchinhas no som mecânico, com muita irreverência, fantasias improvisadas, confetes e serpentinas, o clima de amizade e paz era predominante.
Lavagem 2016. Foto: Dênio Caldas.

Lavagem 2016. Foto: Dênio Caldas.

O ponto alto do evento foi a Lavagem da Estátua do Bandeirante Paulista, - símbolo dos colonizadores que, por volta de 1709 descobriram e fundaram o arraial do Pitanguy -, ao som da Lira Musical Viriato Bahia que este ano deu um show na execução com um repertório carnavalesco de primeira.

Lavagem 2016. Foto: Cláudio Faria.

E a folia se estendeu pela tarde, quando lá pelas 18h30min antes do encerramento da festa convidamos aos presentes para prestigiar o carnaval na praça Plínio Malachias, realizado pela Secretaria Municipal de Cultura, dando sequencia à diversão.

                                              Carnaval no centro. Foto: Antônio Lemos/Sec. Cultura.

No dia seguinte, os organizadores da Lavagem, realizaram a pintura da estátua do Bandeirante (desgastada pela ação do tempo), mantendo as características originais e preservando o patrimônio.


                                                            Lavagem 2016. Foto: Léo Morato.

Lavagem 2016. Foto: Léo Morato.

Blog Daqui de Pitangui.

O carnaval de Pitangui em 2016 foi marcado pela alegria, pela irreverência e pela diversidade: com a Lavagem do Bandeirante em sua sétima edição; com a iniciativa acertada da Prefeitura em promover um carnaval cultural popular no centro da cidade; e com a promoção do Pitangui Folia, trazendo artistas de renome nacional para um público específico no parque de Exposições. Entendemos que quanto mais opções melhor para a cidade. 

Parque de Exposições  - Pitangui Folia/Divulgação.


Para o próximo ano, fica aqui a sugestão para que se forme uma comissão para planejar o carnaval de Pitangui, com a presença de todos os seguimentos envolvidos, estimulando a criação de blocos para que as atrações, os dias e horários se complementem.  Os foliões, o comércio e a cultura popular agradecem!

12 comentários:

  1. Parabéns ao Blog Daqui de Pitangui pela VII Lavagem do Bandeirante, e pela brilhante matéria. A proposta de inclusão e participação da população em comissões do carnaval será fantisco para um evento difuso e participativo. Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Isso... Pitangui tem produzido boas iniciativas culturais! E uma parceria abrangente pode fazer nossas ações ecoarem mais, além das nossas montanhas! E que a Semana de Arte Modernada, lá no longínquo e atual fevereiro de 1922, nos inspire!!!

    ResponderExcluir
  3. Eu fugi dessa lavagem
    por u´a razão corriqueira:
    imaginei: sacanagem
    se me flagram co´essa mangueira...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Miranda
      entre na brincadeira
      pro ano, participe da ciranda
      e não temais a mangueira (rsrsrs)

      Excluir
  4. Vocês quatro, caros amigos, brilharam mais uma vez. Essa ideia tão interessante, colocada em prática pela primeira vez há sete anos, contribui de forma significativa para expor Pitangui em lugar de destaque na "vitrine mundial", como dizia nosso saudoso amigo José Raimundo Machado, que tanto elogiava essa iniciativa - e com toda razão. Uma diversão sadia, que resgata a tradição do carnaval de rua e dá um banho de história em muita gente. Que vocês tenham sempre essa boa vontade de promover a "Lavagem" e que a cada ano ela atraia novos visitantes e olhares à nossa cidade. Parabéns e muito sucesso a vocês!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ricardo, esta iniciativa histórico, cultural, lúdica, carnavalesca está encorpando a cada ano, com a participação de mais pessoas e apoiadores, e tem valido a pena. Obrigado pela parceira e ano que vem tem mais!

      Excluir
  5. Parabéns caros colegas. Desta vez não pude estar presente em razão de viagem. Melhor ainda foi saber que a área de cultura da Prefeitura de Pitangui estará participando em comum acordo com o blog. Isso é realmente FANTÁSTICO. Teremos duas forças do Município,trabalhado juntas. Se individualmente o sucesso tem acontecido, imaginem juntas. Como se diz nos dias de hoje.... VAI BOMBAR. E eu faço questão de estar com vocês....como sempre estive. É um prazer poder vibrar com o sucesso de minha querida Pitangui. Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande Zé Carlos! Planejar o Carnaval, a Cultura sob as premissas do Turismo é receita certa, principalmente se for de forma conjunta. Que pena você não ter estado conosco este ano. Fantástico também, foi a chegada de sua mãe e irmão, na praça da Penha, bem na hora da execução do Hino a Pitangui, do Patesko! Um abraço.

      Excluir
    2. Quando soube que minha iria a Pitangui, liguei pra ela e pedi que fosse ao evento. Fiquei sabendo também do hino. Nada é por acaso e essa homenagem vem acontecendo aos poucos. Nos engrandece e nos sensibiliza muito. O carinho de todos vocês fortalece a nossa luta... por amor a nossa querida e amada Terra. Abraços e muito obrigado.

      Excluir
    3. corrigindo... quando soube que minha mãe iria......

      Excluir

Obrigado por comentar nossa postagem. Ah... não se esqueça de se identificar.