Seguidores

terça-feira, 23 de fevereiro de 2016

Mais uma do Juá

Pitangui de outrora (imagem envelhecida).
Foto: Léo Morato.

Em mais um episódio daqueles que só acontece pra bundas, ops, pras bandas de cá, o nosso amigo Juá nos presenteia com mais uma pérola do cotidiano pitanguiense. O ocorrido, segundo ele, foi há algumas décadas, no tempo onde não existia e-mail, celular e muito menos o facebook e o waths app, mas a “rádio peão” já funcionava que era uma beleza.

O lado de baixo da Praça do Jardim.
Acervo: Paulo Carvalho.


Esquecendo o que esqueceu

Certa manhã, logo após ter aberto a loja de meu pai, ainda na Rua Martinho Campos, em frente ao Jardim, em Pitangui,  observei-o já a pleno vapor, atendendo uma freguesa, esposa de um fazendeiro da região. No mesmo instante, chega a mim D. Maria Augusta Baía, senhora com semblante de brava e muito sistemática, que pediu para lhe mostrar um tecido bonito com a intenção de comprar "um corte" e retribuir o presente que D. Mulata do Mandíco lhe havia dado.

Após descer quase todos os panos e a deixar indecisa sobre qual ficaria melhor na D Mulata, vi que ela também esperava meu pai acabar de atender a fazendeira, logicamente, na esperança de obter um preço melhor. Nesse intervalo,  seu estômago, que parecia não ter agradado com a comilança do dia anterior, foi manifestando certa flatulência e logo tratou de soltar quem estava preso.

Pronto,  o barulho foi tão grande quanto o carcoma exalado no momento.  Daí deu-lhe  uma pressa, disse que havia esquecido a panela no fogo e vazou fora dali, esquecendo uma sombrinha entre as peças de pano. 

Mais tarde,  lembrou-se da sombrinha e, apesar de preocupada também com o fato acontecido, criou coragem e foi busca-la. Chegando bem sem graça,  esquecendo até o corte para presentear D Mulata,  e confusa com o vexame, foi logo perguntando a meu pai:

- Ô, Pedrinho,  por acaso não esqueci um peido aqui?

Meu pai estava com a resposta na ponta da língua:

- Não, Maria Augusta,  você só esqueceu foi a catinga.

(Juarez Machado)


Um comentário:

  1. Juízo eles não têm um pingo/
    mas o atendimento é cortês/
    e que venha logo o xingo/
    mas a vez é do Juarez...

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar nossa postagem. Ah... não se esqueça de se identificar.