Seguidores

quarta-feira, 23 de março de 2016

Encontramos a Cápsula do Tempo?


No dia quatro de março de 2013, foi publicada uma matéria aqui no Blog, na qual Vandeir Santos relata sobre sua pesquisa no acervo do ex-Prefeito Antônio dos Santos, com a autorização de sua família. Dentre o material consultado, o destaque foi esta fotografia abaixo que, de acordo com o autor da matéria: "Antônio dos Santos em uma obra parece estar depositando em um buraco de alvenaria um plástico com documentos dentro. Teria o ex-prefeito criado uma cápsula do tempo?".
Em outra matéria postada no dia 18 de julho de 2012, o pesquisador Vandeir divulgou informações e imagens (do início da década de 1970) sobre a obra que abrigaria o Mercado Municipal de Pitangui, e que não chegou a ser concluída.
Consultando o Periódico Pitanguiense "K - ENTRE NÓS", datado de 15 de julho de 1969 identificamos que a mesma foto retrata o lançamento da pedra fundamental do referido mercado, informando que alguns objetos e documentos são colocados em uma urna de ferro, conforme a legenda abaixo. Portanto, assimilando essas informações às duas matérias citadas, é possível afirmar que a tal cápsula do tempo fora enterrada nas bases do Mercado Municipal de Pitangui, ali no baixo centro da cidade?



Constata-se que há imprecisões de datas pois, segundo as fontes apresentadas, o lançamento da pedra fundamental ocorreu no ano de 1969 e a obra foi autorizada posteriormente em 1972. O lançamento do projeto ocorreu em 69 mas só foi aprovado pela Câmara em 72?  Lançando luz sobre este capítulo da nossa história, esperamos obter mais informações para, quem sabe, encontrar esta enigmática cápsula do tempo.

Um comentário:

  1. Deve haver contemporâneo
    ainda capaz de explicar
    um motivo assim tão estranho
    que fez o Antônio cavar

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar nossa postagem. Ah... não se esqueça de se identificar.