Seguidores

sexta-feira, 15 de abril de 2016

Dica de Leitura: Mariana - Assim Nasceram as Minas Gerais: uma visão panorâmica da história

O dia 8 de abril último foi de muita festa na cidade de Mariana, a primeira vila do ouro das Minas Gerais e capital da província. Em meio a ricas manifestações culturais a cidade comemorou os seus 305 anos e recebeu de presente a obra  Mariana - Assim Nasceram as Minas Gerais: uma visão panorâmica da história de autoria de Roque Camêllo.


A obra faz uma abordagem do início da vila e sua importância para a criação da identidade mineira com ênfase nos aspectos que impactaram a vida política e social de vila de Nossa Senhora do Ribeirão do Carmo (Mariana) e do restante da Capitania de São Paulo e Minas do Ouro desde o fim do século XVII quando chegaram os primeiros bandeirantes em busca do metal precioso.
O livro tem como editor o jornalista marianense Gustavo Nolasco. A fotografia ficou por conta do olhar apurado de Léo Drumond e de outros fotógrafos da cidade.

Fotógrafos Léo Drumond e César do Carmo - Foto Vandeir Santos

O Autor

o professor Roque José de Oliveira Camêllo nasceu em Mariana e desde de jovem é envolvido com a questão cultural da cidade. Como pesquisador propôs a criação do Dia do Estado de Minas Gerais (comemorado dia 16 de julho em todo o estado). Encaminhou para a UNESCO o projeto de certificação e inscrição do acervo do Museu da Música de Mariana no programa "Registro Memória del Mundo" deferido em 2011. Atualmente é diretor-executivo da Fundação Cultural e Educacional da Arquidiocese de Mariana, presidente da Comissão de Defesa do Patrimônio Histórico da OAB e também Conselheiro da Associação Universitária Internacional. É membro efetivo do Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais onde ocupa a cadeira de número 66.

Vandeir Santos e Roque Camêllo - Foto Merania Oliveira

Os interessados em adquirir a obra em Belo Horizonte deverão procurar as livrarias Scriptum (3223 1789) e Quixote (3227 3077), ambas rua Fernandes Tourinho na Savassi ou entrar em contato com a Nitro Imagens, telefone 31 3297 7848.
Dia 07 de maio, a partir das 10:00 haverá um segundo lançamento em BH na livraria Scriptum, Fernandes Tourinho, 99 - Savassi, que contará com a presença do Coral Tom Maior e Congado Nossa Senhora do Rosário, ambos representantes da cultura marianense. 

Coral Tom Maior - Foto: Vandeir Santos

Grupo de Congado Nossa Senhora do Rosário - Foto: Vandeir Santos

Em Mariana a obra está a venda na Pousada Contos de Minas, rua Zizinha Camelo, 15 - Telefone 31 3558 5400.


Vandeir Santos


4 comentários:

  1. Parabéns pela matéria Vandeir! E parabéns aos autores (escritor, editor, fotógrafo) pela valiosa obra!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Léo, a obra ficou muito bonita, a altura da importância da Primeira Vila das Minas Gerais. Por outro lado o livro de Pitangui já tem pronta a sua boneca e se encontra aguardando a liberação de verbas por parte da prefeitura. Em Pitangui tudo é mais difícil.

      Excluir
  2. Ver um Camello de perto/
    é glória e satisfação/
    é como um oásis no deserto/
    com tâmaras de informação...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paulo, dia 07 de maio você poderá ter a oportunidade de participar do segundo lançamento aqui em BH. O livro é muito interessante e vale a pena te-lo em sua biblioteca.

      Excluir

Obrigado por comentar nossa postagem. Ah... não se esqueça de se identificar.