Seguidores

quinta-feira, 23 de junho de 2016

Arroz com Pequi, na lenha.


Em se tratando do  Caryocar brasiliense camb, vulgo pequi, não tem meio termo, ou você gosta ou não gosta, agrada ou desagrada, não é mesmo? E a dica de hoje é  o Arroz com Pequi, um prato típico de Pitangui e de outras regiões onde este fruto do cerrado é encontrado, mais comumente entre dezembro e fevereiro. Para elaborar esta iguaria a receita é bem simples, a porção sugerida serve em média a 6 pessoas.

 
Ingredientes: 1/2 quilo de arroz, 25 a 30 unidades do pequi, uma cebola grande, 1/2 cabeça de alho, sal, tempero a gosto, cheiro verde (cebolinha, salsa ou coentro), uma pequena quantidade de óleo ou gordura de porco e água.


 
Modo de fazer: acender o fogão a lenha, colocar uma panela sobre a trempe, dourar o alho e a cebola (picados) no óleo, acrescentar o sal, tempero, o arroz e o pequi. Colocar a água até cobrir os ingredientes, acrescentar o cheiro verde, misturar e deixar ferver por 30 minutos aproximados (acrescentar mais água ao longo do cozimento). Tirar a panela do fogo, deixar esfriar um pouco (acrescer mais cheiro verde) e servir com o aperitivo de sua preferência reunindo os amigos e familiares. Bom apetite!
 
 Fotos: Léo Morato.
 
Obs: O frango caipira combina bem com este prato e pode ser preparado à parte, ou ser frito e acrescentado ao cozimento do arroz.

 

3 comentários:

  1. Sem conter minha loucura/
    um dia quase morri/
    provei dessa gostosura/
    mas fui morder o pequi...

    ResponderExcluir
  2. O Pequi vem ganhando destaque na culinária, por ser um fruto muito versátil. Parabéns pela postagem!

    ResponderExcluir
  3. O Pequi vem ganhando destaque na culinária, por ser um fruto muito versátil. Parabéns pela postagem!

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar nossa postagem. Ah... não se esqueça de se identificar.