Seguidores

segunda-feira, 22 de maio de 2017

Sicoob-CredPit promove projeto de Educação Cooperativista em Pitangui e região


O Sicoob-CredPit vem, desde o mês de fevereiro desenvolvendo o projeto "Difusão do Cooperativismo na Escola", que tem como idealizador Heleno Severino e conta com o suporte e parceria do diretor financeiro da instituição, Carlos Antônio.

Carlos Antônio fala aos professores da
Escola Estadual Bom Jesus do Oeste/Conceição do Par

O projeto, que também tem o aval da Superintendência Regional de Ensino de Pará de Minas, visa levar às escolas da rede pública estadual de Pitangui, Conceição do Pará e Leandro Ferreira a proposta de inserção da disciplina "cooperativismo" na grade curricular com o objetivo de promover, por meio dos conteúdos relacionados com a disciplina, mudanças de hábitos cotidianos, no sentido de despertar nos discentes o espírito cooperativista.
Para Heleno Severino, o projeto visa criar as possibilidades para futuros projetos geradores de renda a partir de ações cooperativistas. Carlos Antônio, corroborando com o que afirma Severino, enfatiza as possibilidades de se introduzir uma mudança na cultura da população através da escola, que permita, não só aos estudantes, mas também a toda população, se esclarecer sobre as possibilidades que o cooperativismo viabiliza.

Gestores do CredPit e diretoras das escolas públicas de Pitangui
em encontro de apresentação do projeto: Salão CDL/Pitangui

No primeiro momento, os organizadores do projeto promoveram encontros com gestores escolares e professores para a apresentação da proposta. Inicialmente, 11 escolas públicas estaduais aderiram ao projeto, hoje são 12 escolas e alunos do ensino fundamental, ensino médio e EJA (Educação de Jovens e Adultos).
Na atual fase, o projeto está promovendo junto às escolas a apresentação do "Programa 5 S", que, na visão dos idealizadores do projeto, é essencial para desencadear processos de mudanças que privilegiem ações voltadas a atender as demandas identificadas por cada comum idade escolar envolvida no projeto.

Cartilha sobre o "Programa 5S"
Outra iniciativa que agrega valor ao projeto é a parceria firmada entre o Sicoob-CredPit e a OCEMG, instituição representativa do conjunto de cooperativas existentes no estado de Minas Gerais, que forneceu material de suporte didático, que será entregue às escolas participantes do projeto.


Para acompanhar, de forma direta, a condução do projeto junto às escolas, o professor/Mestre em Educação, Licínio Filho contratado para desenvolver propostas facilitadoras, que permitam a efetivação do projeto em sala de aula. 
As escolas envolvidas se comprometeram em manter o projeto por todo ano letivo de 2017, em contrapartida, o Sicoob-CredPit, além do suporte didático, promoverá atividades que envolvam os alunos das escolas participantes, além de ceder um espaço para que as escolas possam apresentar à comunidade externa os trabalhos desenvolvidos pelos alunos, de caráter cooperativista. Um bom exemplo para ilustrar é o esforço junto à direção do ITAC em reativar a cooperativa que existia naquele estabelecimento escolar. As aulas de cooperativismo já estão sendo ministradas aos alunos do 1º ano do Ensino Médio e, os mesmos, já estão organizando uma horta, cujos produtos serão comercializados em espaço, como já afirmamos, fornecido pelo CredPit.

Professor Licínio Filho em encontro com a direção da
Escola Estadual Dr. Isauro Epifânio/Conceição do Pará.
O grupo envolvido diretamente com o projeto não tem medido esforços para consolidá-lo e vê com otimismo o futuro da proposta educacional que o projeto contempla.

Acompanhe o projeto "Difusão do Cooperativismo na Escola" 
acessando a página do projeto no facebook pelo link abaixo:
https://www.facebook.com/credpitnaescola/








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar nossa postagem. Ah... não se esqueça de se identificar.