Seguidores

quinta-feira, 6 de julho de 2017

Turismo - bastidores do Voo Livre de Pitangui

Pracinha do Colégio durante o Voo Livre em Pitangui em 1986. Autor desconhecido.

Na proposta de levantar, reunir e divulgar informações sobre o Turismo em Pitangui, abordamos hoje sobre o Voo Livre, um acontecimento realizado no ano de 1986, numa iniciativa do empresário Edivan Reis. Sobre este episódio da nossa história recente, Dênio Caldas conta que naquele evento, ele com aproximados 12 anos de idade, atuou informalmente como Guia de Turismo para um participante que ficou hospedado no Hotel Rodoviário (da D. Nenên, sua avó) que lotou os 17 quartos existentes. "Ajudei a colocar e amarrar a asa delta em cima do fusquinha dele, mostrei o caminho, subi junto para a Cruz do Monte e ainda consegui um lugar em baixo da rampa dos saltos". Vários depoimentos interessantes como este são ouvidos na cidade e estão sendo registrados. No vídeo abaixo os conterrâneos William Santiago e Zé Luis Peixoto falam sobre o Voo Livre de Pitangui do ponto de vista da infraestrutura turística (ou a ausência da mesma à época) e a evolução que a cidade vem conquistando passo a passo no desenvolvimento da atividade turística.




Contribua com fotos, vídeos e depoimentos. Ajude a resgatar a história com imagens e sons de Pitangui. E-mail: daquidepitangui@gmail.com

5 comentários:

  1. Já arquivada nos anais
    a história desse torneio
    ressuscitá-lo bem faz
    disso não paira receio...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estamos relembrando alguns eventos, caro Miranda, para identificar a evolução em alguns aspectos turísticos da cidade. Como isso abordaremos alguns conceitos para propor novas práticas e modelos de negócios!

      Excluir
  2. O campeonato de voo livre de pitangui foi o maior evento do seculo xx na cidade eu era criança mas lenbro e li muito a respeito no blog daqui de pitangui que resgata o valor,a historia e a enorme vocaçao turistica da nossa amada pitangui que realmente tem uma janela de possibilidades ,sou pitanguiense com muita honra ,moro em para de minas mas de vez em quando vou ai matar a saudade da nossa santa velhinha adorada e ideal pitangui.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela participação aqui no Blog, Antônio Carlos! Qualquer hora nos encontraremos em Pitangui para estreitar uma boa prosa. Abraço.

      Excluir
  3. A entrevista com o William Santiago foi gravada no mês de maio de 2017 e sobre a questão da criminalidade, o conterrâneo destacou bem que não é uma questão específica de Pitangui e sim está inserida em um contexto atual no país. Porém, é importante ressaltar que as Polícias Militar, Civil e o Ministério público têm realizado ações exitosas no combate à violência e a criminalidade em geral, conforme vem sendo noticiado na mídia recentemente. E isso é muito positivo porque para a cidade ser boa para o visitante, precisa primeiramente ser boa para o morador!

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar nossa postagem. Ah... não se esqueça de se identificar.